Getaways de Carnaval

A melhor época do ano está para começar! Todo carioca se identifica com essa época e claro, não poderiam faltar as nossas dicas de viagens com Luiza Mussnich (@luizamussnich).

 

Chegou a época do ano em que muita gente começa a beber cerveja na hora do café da manhã, a pia brilha continuamente de purpurina e as vias de circulação de veículos dão espaço a uma legião de fantasias e cânticos.

Apesar de uma festa do calendário cristão ocidental, que antecede o período de privações que dura até a Quaresma, muitas culturas, como a egípcia e a grega, também faziam celebrações análogas. Antropologicamente falando, o carnaval é um ritual de reversão, em que normas comportamentais são suspensas e os papéis sociais, invertidos.

Mas se você não é lá muito do agito carnavalesco, cola nessas dicas de viagens curtas e programas para escapar da bagunça:

 

Rio

MAR (Museu de Arte do Rio) — Você pode curtir samba de longe na exposição que explora aspectos culturais e políticos da história do samba carioca ou visitar a coleção de artistas mulheres, brasileiras e estrangeiras, do museu.

 

Pedal — Os dias de recesso vão permitir que você consiga fazer percursos mais longos. Encompride o seu pedal do dia a dia! Pedale até a rampa de asa delta, desça até a casa do Bispo ou vá até Grumari.

 

Cachoeiras — Além da praia, aproveite para se refrescar nas cachoeiras do Horto (https://www.vamostrilhar.com.br/aventuras/cachoeiras-do-horto-como-fazer-trilha-do-chuveiro-jequitiba-e-cachoeiras-secretas-horto-rj-38/)

 

Haus Bistro Pub — Novidade quentíssima na cidade, o Haus Bistro Pub é um espaço que está sendo revitalizado pela chef Maria Antonia Bocayuva, com comidinhas de bar, mesa de sinuca e uma decoração inspirada em West Hollywood.

 

Naturalie Bistro Ipanema — O Naturalie, restaurante de cozinha natural de Nathalie Passos acaba de abrir uma filial em Ipanema.

 

Hotel Arpoador — Recém inaugurado, o Hotel Arpoador fica em frente a um das areias mais icônicas da cidade. Vale a pena curtir a piscina e fazer aulas de surf logo ali.

São Paulo

Fiesp — Exposição “Leonilson: arquivo e memória vivos”, do artista pernambucano Leonilson, cujo trabalho se assemelha ao de Antonio Dias. Leonilson construía seus trabalhos como cartas para um diário íntimo.

 

Instituto Moreira Salles da Paulista — Retrospectiva do trabalho fotográfico de Claudia Andujar, que se dedicou a registrar o povo indígena. Esculturas recém inauguradas do artista norte americano Richard Serra.

 

Explorar os parques paulistas — Por que não aproveitar os dias off para se exercitar por outras bandas? Um roteirinho para pedalar, correr e andar de patins ou skate em SP: http://cidadedesaopaulo.com/v2/novidades/esportes/?lang=pt

 

Matsuda Plaza — Hotel ícone de São Paulo, a uma quadra da Av. Paulista e que já hospedou artistas como Frank Sinatra.

 

Nova Friburgo

Refúgio Pedra Aguda — Pra quem gosta de natureza e sossego, é o lugar ideal. A pousada fica entre as montanhas de Pedra Aguda e Novo Mundo. Fogão a lenha, trilhas, escaladas e piscina natural.

 

Araras

Pousada das Araras — No coração da Mata Atlântica e com produtos feitos no próprio estabelecimento, a localização não podia ser melhor: no centro do roteiro turístico gastronômico da Serra. Um refúgio de tranquilidade e muitas rotas para percorrer com a magrela.

Mauá

Hotel Warabi — Um rio margeia a propriedade do hotel e o cardápio muda todos os dias. Além do descanso, é possível alugar um caique, andar a cavalo e caminhar.

Paraty

Pousada Literária — A cidade colonial é charmosa em qualquer época do ano, mas a Pousada Literária, com seu waffle de pão de queijo no café da manhã e quartos impecáveis, oferece uma verdadeira experiência de repouso e contato com a natureza.

 

Lumiar

Recanto Suíço — Lumiar é famosa por suas cachoeiras, banhos de rio, passeios de bicicleta (speed ou mountain biking), trekking, escalada e caiaque. O reconta suíço vai te fazer sentir em casa.

Deixe um comentário

Share This