Trilhas de bike pelo Nordeste: um convite à aventura

  • Home
  • Esportes
  • Trilhas de bike pelo Nordeste: um convite à aventura

Terceira maior região do Brasil, o Nordeste possui características físicas muito distintas. Por isso, é dividido em quatro sub-regiões: meio-norte, caatinga, agreste e zona da mata. Não à toa é um ótimo lugar para se aventurar em diferentes trilhas de bike.

Vale ressaltar que a temperatura contribui muito para a atividade. Afinal, é uma região conhecida pelos dias ensolarados e clima ameno, além da exuberante beleza natural. Por isso, separamos algumas dicas de trilhas para você fazer na próxima vez que estiver por lá! Vem com a gente.

Praia da Pipa – Rio Grande do Norte

Dividida em três setores, guarda 16 trilhas dos mais diversos graus de dificuldade abertas ao público. Seis caminhos são específico para bike, variando entre 8 e 24 km, geralmente de grau fácil, e com atividades mistas – como arvorismo, caiaque e cavalgadas.

Chapada Diamantina – Bahia

Trilhas de bike

Foto Brasil Ride 2014


Conhecida como um dos melhores lugares para trekking, ela é o verdadeiro paraíso para praticantes de esportes radicais. Com cachoeiras, acampamentos e possibilidade de viagens mais longas, guarda trilhas de bike incríveis.

Para esse passeio, recomenda-se um bom condicionamento físico e o respeito pelos limites de velocidade. Sendo uma área muito cuidada, é expressamente proibido abrir novas trilhas.

Juazeiro – Ceará

Cidade localizada no Ceará, você já deve conhecer de nome. Juazeiro do Norte é bastante valorizado pelo cicloturismo, com trilhas que rondam toda a cidade, em meio a uma floresta muito bem cuidada. As trilhas variam de 17 a 32 km, com subidas e descidas. Por isso, também é recomendado para praticantes mais ativos e com bom preparo.

Afuá – Pará

Trilhas de Bike - Afuá

Foto por Rodolfo Oliveira/AG. PARÁ


Uma cidade sem carros é possível? Nesse caso, sim. Afuá tem aproximadamente 40 mil habitantes e é repleta de canais. O meio de transporte oficial é a bicicleta e, apesar de não ser uma cidade com trilhas (afinal, fica suspensa por causa da maré), tornou-se perfeita para quem quer paz em um ambiente sem um veículo motorizado.

Rota do descobrimento – Bahia

Para quem quer uma aventura de maior tempo, esse passeio é a saída. São 7 dias de trilha de bike, com aproximadamente 30 km por dia. A paisagem é mista, com coqueirais, rios e falésias – além de incluir pedaladas na areia.

O ponto final é a cidade de Porto Seguro, onde se pode mergulhar e apreciar a flora marinha em seu melhor estado. Por ser um passeio mais longo, vale conferir essas 7 dicas para pedalar na chuva e estar preparado para qualquer ocasião.

Maragogi – Alagoas

Trilhas de Bike - Alagoas

Foto por http://liaoexperience.com.br


Conhecida como Caribe brasileiro, é um lugar extremamente bonito, com imensidões naturais impossíveis de esquecer. O roteiro de bike mais simples tem apenas 5km, podendo chegar a 25km. Um dos pontos finais mais exuberantes é o da praia de Japaratinga, com águas claras e ideais para relaxar.

Independentemente do passeio escolhido, o Nordeste é um ótimo destino para quem procura o melhor da experiência outdoor. O friozinho na barriga, as oportunidades de novos desafios, o encarar de frente o impossível – e superá-lo: esse passeio certamente é para quem ama esse sentimento.

Compartilhe com a gente a sua aventura! Use a hashtag #universowollner nas redes sociais e mostre um passeio imperdível para a gente!

Deixe um comentário

Share This