Trekking para iniciantes: os caminhos para chegar ao destino final

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trekking para iniciantes

Se você é fã de esportes ao ar livre, certamente já ouviu falar em trekking. O termo é de origem sul-africana e significa “seguir um percurso” ou “seguir um trilho” a pé. E o esporte nada mais é do que isso: uma variação das trilhas, das caminhadas regulares. A diferença são os obstáculos do caminho (muitas vezes da própria natureza), como troncos, galhos, riachos e outros elementos geográficos que criam um ambiente mais estimulante e desafiador.

Geralmente, o objetivo do trekking é chegar ao topo de uma montanha, a uma praia paradisíaca escondida, ou ao fim de um percurso difícil e pouco conhecido. Ele pode ser praticado tanto em localidades de climas mais quentes, como é a maioria das trilhas no Brasil, quanto em montanhas de baixas temperaturas, geralmente em outros países.

Por isso, é fundamental estar preparado para encarar os desafios durante o caminho. Para quem ainda não conhece muito bem o esporte, vale dar uma boa lida em blogs e revistas sobre o assunto. Neste post, vamos dar algumas dicas de trekking para iniciantes. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça o trajeto

Não se aventure em uma trilha sem conhecer o caminho que será percorrido. Isso é fundamental para a sua segurança e a do grupo. Pesquise os principais obstáculos do trajeto, conheça os melhores pontos de parada, verifique se há alguma fonte de água potável, se tem muitas subidas ou descidas, se há presença de animais, entre outros detalhes. Você pode conseguir essas informações pesquisando em sites especializados ou conversando com esportistas que já realizaram o percurso.

Verifique a previsão do tempo

Outro passo muito importante. Não adianta você conhecer perfeitamente o trajeto e não verificar a previsão do tempo. Com chuva, por exemplo, pode acontecer de a trilha ficar enlameada ou escorregadia, o que vai dificultar a caminhada. Prefira dias de céu aberto e sem nuvens. Embora possam ser mais quentes, facilitam o percurso. Caso você esteja em um clima mais frio, lembre-se de verificar a possibilidade de tempestades de neve.

Beba bastante água

A água já é fundamental para o nosso organismo no dia a dia e, quando nos exercitamos, o corpo demanda um nível maior de hidratação. No trekking, é muito importante beber muita água. Ele é um esporte que usa muito a capacidade muscular, pois, provavelmente, você vai subir, descer, escalar…

Como consequência, o corpo começa a suar e perde sais minerais e água. Por isso, triplique o consumo durante a trilha. Uma boa opção é levar as bolsas de hidratação, que ficam acopladas na mochila. Você não precisa parar para abri-las, é só sugar da mangueira.

Alimente-se bem e de forma adequada

Durante o trekking, você demanda muita energia dos seus músculos. Por isso, é muito importante se alimentar bem e de forma adequada. Insumos gordurosos, como frituras, gorduras, carnes muito pesadas e açúcares em exagero podem deixá-lo cansado durante o percurso.

Coma carboidratos complexos, que tem baixo índice glicêmico e demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo. As principais fontes desse composto são a batata-doce, banana, frutas em geral e sanduíches com pães integrais.

Escolha roupas confortáveis

Invista em calças e blusas confortáveis, de tecidos leves, que não grudem no corpo e não gerem desconforto por conta do suor. O calçado também é muito importante. Não use tênis com solado liso ou muito novos.

O melhor é aquele tênis surrado, que você tem há anos. Ele já se adaptou à forma do seu pé e as chances de causar algum machucado são bem menores. Vale também procurar meias específicas para trekking, que ajudam a evitar bolhas e frieiras. Não se esqueça dos óculos de sol, pois a claridade pode incomodá-lo durante o percurso.

Tenha equipamentos de trekking adequados

Evite carregar peso em excesso e saiba exatamente do que você vai precisar durante a caminhada. Se for um bate-volta de um dia, água, barrinhas de cereais, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os itens básicos. Caso você durma durante o percurso, é necessário ter uma barraca e um isolante térmicos adequados, além de um kit de cozinha.

Além disso, lembre-se de escolher uma mochila leve, com alças reguláveis. Quando encontrar um modelo, verifique quanto peso ele suporta, se tem espaços bem divididos, etc. Procure avaliações de outros clientes na internet.

Prepare seu corpo para o exercício

É muito importante preparar seu corpo para conseguir fazer as trilhas com segurança, já que o trekking lida com descidas e subidas bruscas. Procure fazer exercícios que fortaleçam os músculos, especialmente os das pernas. Além disso, é importante criar resistência cardiovascular e força. Programar-se com antecedência ajuda a prever a data do trekking e acostumar seu organismo com o exercício de alto impacto.

Alongue-se após a caminhada

Alongar-se é importante depois de um desgaste muscular muito grande, como acontece durante o trekking. Ajuda a evitar dores musculares e lesões como distensões e outros danos aos músculos.

Aproveite a paisagem

O trekking é um esporte maravilhoso para entrar em contato com a natureza e se energizar. Geralmente, mesmo em grupos, as pessoas costumam caminhar em silêncio, concentradas no percurso, refletindo, apreciando a paisagem. Se for o caso, evite falar alto ou fazer piadas. Respeite o momento de cada um e aproveite para também se reconectar consigo mesmo e de se conhecer mais, extraindo dos desafios do esporte aprendizados para levar para sua vida.

Outra dica bacana é respeitar o seu ritmo e o dos outros. Quando perceber que alguém ficou para trás, espere. O trekking não é uma competição, então saiba a hora de parar, descansar, alimentar-se. Preste atenção aos sinais do seu corpo e curta o momento sem colocar sua saúde em risco.

Com essas dicas de trekking para iniciantes, ficará mais fácil planejar sua próxima aventura. Faça um checklist com todos esses itens e fique tranquilo para aproveitar a natureza ao redor. Certamente você voltará da trilha mais revigorado e com a energia lá em cima!

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