Tipos de acampamento: por onde começar o camping?

  • Home
  • Viagens
  • Tipos de acampamento: por onde começar o camping?

Se você pensa que acampar é necessariamente sinônimo de passar sede de dia, frio à noite e dormir sem tomar banho, fique sabendo que não é bem assim! Na verdade, há diversos tipos de acampamento e tudo o que você precisa é encontrar aquele que combina mais com você.

No post de hoje vamos explicar quais são os principais tipos de acampamento e indicar os melhores para cada faixa etária. Confira!

As diferenças entre os tipos de acampamento

Os dois fatores que costumam variar entre os diferentes tipos de acampamento são o local e a estrutura. Em relação ao local está a diferença entre acampar em áreas próprias para camping ou em lugares improvisados. No que diz respeito à estrutura, o que varia é o tipo de equipamento disponível para se abrigar, cozinhar, higienizar, etc.

Variando esses dois fatores é possível encontrar o opção perfeita para cada campista!

Os 4 tipos mais comuns de acampamento

Tendo em mente os fatores que já citamos, são 4 os principais tipos de acampamento:

1. Acampamento selvagem

Ocorre quando o campista escolhe um local improvisado para acampar, como uma praia deserta, ou com o propósito de dar um intervalo para uma trilha muito longa.

Uma vez que não há uma estrutura pronta para suprir as suas necessidades, o campista que opta por essa modalidade precisa ter em mente duas responsabilidades: a primeira é a de levar tudo aquilo que for essencial para uma estadia sadia; e a segunda é de, ao sair, deixar o lugar do jeito que estava quando chegou, levando consigo todo o seu lixo.

2. Acampamento livre

No caso do acampamento livre, o campista se instalará em uma área de camping, no entanto, ele terá pouquíssimo acesso a infraestrutura: apenas banheiros e certa supervisão para dar mais segurança.

Sendo assim, ainda que esteja em uma área privada e com certa segurança, o campista ainda terá de se organizar para levar sua comida e equipamentos para cozinhar. Provavelmente haverá uma cobrança por pernoite, mas um valor bastante baixo.

3. Acampamento organizado

No acampamento organizado a situação começa a ficar mais confortável, pois o campista estará em uma área de camping mais bem estruturada que, além de oferecer banheiros, também contará com uma cozinha comum, energia elétrica e vigias.

Outros atrativos também são possíveis, então encontrará diferentes níveis de conforto nessa modalidade. Salvo em áreas mantidas por algumas prefeituras de cidades turísticas, as áreas de camping para acampamento organizado também são pagas.

4. Acampamento de luxo

Também conhecido como glamping (aglutinação das palavras glamour e camping), o acampamento de luxo é caracterizado pelo altíssimo nível de conforto que proporciona aos campistas.

Além de contar com banheiro, chuveiro e um local apropriado para cozinhar — que o acampamento organizado já oferece —, o campista não precisa levar sua estrutura para dormir, pois o acampamento de luxo é um verdadeiro chalé. Sendo assim, conta com camas e outros móveis e pode ser feito de lona mesmo ou de madeira.

Apesar disso, ele proporciona o mesmo contato com a natureza, pois se localiza no meio da paisagem, longe da cidade, e a sua arquitetura costuma ser rústica para não destoar do ambiente.

O acampamento para cada faixa etária

Em relação à idade dos participantes, as necessidades em relação à estrutura do acampamento também variam. Se é adulto, está sozinho e com vontade de se aventurar, vale a pena tentar as opções com menos estrutura —, mas deixe o selvagem para quando você aprender técnicas mais avançadas.

Porém, se você é iniciante, se a sua idade está avançada ou pretende viajar com crianças ou idosos, talvez seja melhor priorizar por uma estrutura mais completa para curtir a natureza sem se preocupar com perrengues.

De todo modo, não há mais desculpas para não acampar! Já existem opções perfeitas mesmo para quem não pode abrir mão do conforto da cidade. Então, basta pesquisar sobre a modalidade que você mais gostou e começar a organizar a sua viagem.

Se você é um campista apaixonado, aproveite o artigo de hoje para divulgar a prática do camping: compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos entendam que há tipos de acampamento para todos os gostos!

Tags:
Blog Comments

Comprei uma Necessaire Wollner Hanger e estou precisando comprar mais uma. Não estou achando no site. Alguém pode me ajudar?
Varanda.

Bom dia, Carlos! Consegue mandar um email para contato@wollner.com.br que a gente tenta localizar no sistema uma necessaire pra você.

Deixe um comentário

Share This