Qual o melhor tipo de roupa para fazer trilha?

roupa para fazer trilha

O caos e a agitação da cidade podem ser muito estressantes, principalmente quando não sobra tempo nenhum para se dedicar à prática de atividades relaxantes. Se você não vê a hora de entrar em contato com a natureza e desligar a cabeça das obrigações rotineiras, percorrer algumas trilhas pode ser uma ótima opção!

A experiência envolve o contato direto com paisagens incríveis, além de ajudar no condicionamento físico. Contudo, ela também requer alguns preparos, como utilizar a vestimenta adequada.

Para ficar por dentro do assunto e saber quais opções de roupa para fazer trilha escolher, continue lendo o post!

Como será a sua trilha?

Quem está iniciando no trekking, um dos termos utilizados como sinônimo de fazer trilhas, precisa passar umas boas horas pensando na organização de sua jornada. Afinal, existem detalhes que fazem toda diferença e precisam ser levados em consideração.

Até mesmo quem é experiente acaba cometendo certos deslizes e fazendo más escolhas relacionadas ao vestuário e a outros aspectos. Sendo assim, antes de saber qual é o melhor tipo de roupa para fazer trilha, é importante conhecer aquilo que deve ser feito, não é mesmo?

Confira a temperatura

Deixar a temperatura de lado no planejamento é um erro e tanto! Principalmente em relação às roupas, porque elas ajudam a suportar melhor frio, calor e outras intempéries, como ventos fortes ou chuvas torrenciais.

Portanto, não confie nos “achismos”: por mais que você conheça ou tenha uma noção de como é o clima da região da trilha, confira a previsão do tempo para o período em mais de uma fonte confiável. Tanto o Weather Channel quanto o Wind Guru são boas alternativas.

Deixe avisos

Essa desatenção não tem a ver com as roupas, mas é bastante grave. Sempre deixe mais de uma pessoa avisada quando sair para se aventurar. Assim, você evita preocupações vindas de ambos os lados.

Não use roupas velhas

Por se tratar de uma prática esportiva, as pessoas tendem a acreditar que qualquer vestimenta serve. Mais do que isso: veem na atividade física uma oportunidade de terminar de “gastar” aquelas roupas mais velhas, que ficam jogadas no fundo do armário.

Isso deve ser evitado porque a utilização de tecidos desgastados ou contraindicados pode prejudicar a performance durante a caminhada, dificultando-a. Um tecido que retém muito suor, por exemplo, pode atrapalhar.

Considere a quantidade de tempo

Esse passo é fundamental para não passar nenhum aperto. Para levar uma quantidade satisfatória de roupas, considere quantos dias você levará para finalizar a trilha. Pense nas trocas necessárias e não se esqueça de levar uma muda reserva.

Hidrate-se

Um dia antes da trilha, tome muita água. No mesmo dia, tome algo em torno de 500 ml cerca de 2 horas antes de começar a andar. Durante o trajeto, beba líquidos de maneira contínua, sem exagerar nas quantidades.

Como escolher a roupa para fazer trilha?

Quando você conhecer as especificidades do caminho escolhido, estiver com tudo organizado e tomar as devidas precauções, é porque chegou o momento de escolher a melhor vestimenta possível. Saiba, porém, que ela não se resume apenas a uma bermuda e uma camiseta: pense na combinação do conjunto e em possíveis acessórios.

Camiseta

As tradicionais t-shirts chamam atenção pelo estilo descontraído e pelo conforto que proporcionam. É importante que sejam leves, pois, assim, a transpiração é facilitada e você não precisará fazer um esforço ainda maior no percurso.

Camisa

Dependendo do tipo de trilha escolhida, uma boa camisa pode ser bastante útil. Usar uma de mangas longas, sobre a camiseta ou junto com uma blusa, ajuda a lidar com os climas mais frios.

Bermuda

As bermudas leves e os shorts com bolsos laterais são excelentes escolhas, porque facilitam muito o acesso a objetos úteis de pequeno porte, como celular, lanterna, canivete etc.

Calça

As calças são ideais para trilhas realizadas no inverno. Além disso, também ajudam na proteção contra picadas de cobras e insetos. Se o terreno que você pretende explorar oferece esse risco, fique atento!

Boné

O boné é uma ótima maneira de se livrar da exposição ao sol direto na cabeça. Afinal, a insolação é um mal que deve ser evitado a todo custo, pois pode causar danos ao cérebro, aos rins e ao coração.

Necessaire

A utilização de uma necessaire é recomendada principalmente para guardar pequenos utensílios e materiais de higiene pessoal. Como geralmente são frágeis, eles ficam melhor alocados nela, que pode ser guardada dentro da mochila.

Calçado

Opte por um tênis que seja, ao mesmo tempo, confortável e resistente. Ele precisa aguentar o “tranco” da trilha, mas não deve dificultar as coisas para você.

Qual mochila usar?

Para quem faz trilha, a mochila é um componente imprescindível do vestuário, até mesmo porque é nela que suas roupas e acessórios permanecerão guardados enquanto você anda. Por isso, é preferível que ela seja composta por um material firme, que aguente bem o peso.

Outro ponto a ser notado é quantas divisórias ela tem. Há um modelo que permite guardar as roupas verticalmente, o que ajuda muito na organização e também para acessar aquilo que você busca.

Se a trilha for mais curta, é possível usar uma mochila do dia a dia, que serve perfeitamente para guardar uma menor quantidade de itens.

Nada, porém, é tão relevante na avaliação de mochilas quanto a presença de bolsinhos externos e divisões internas menores. Pequenos objetos, que amassam ou estragam com maior facilidade, podem ficar nesses compartimentos. O mesmo vale para aqueles aos quais é preciso recorrer com frequência, porque assim ficam mais acessíveis.

Outro fator a ser considerado é como determinada mochila se adapta às necessidades que você tem no momento. Durante a trilha, ela será sua “casa”. Dessa forma, é essencial que ela seja propícia para a organização e tenha uma portabilidade eficiente.

Ou seja, na hora de escolher a roupa para fazer trilha, não deixe de pensar em todo o planejamento necessário. Assim, você poderá relaxar, sair da rotina e se aventurar!

E aí, gostou deste post? Que tal conhecer nossa sessão de mochilas? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter gratuita. Por meio dela, você receberá descontos exclusivos, dicas de viagem, conteúdos sobre a vida ao ar livre e muito mais!

Blog Comments

boas dicas!

[…] do trajeto de 6 e 12km contornando a península do balneário, os atletas que participaram da 6° edição do […]

[…] acampar, conte com equipamentos leves e de boa qualidade, roupas apropriadas e protetor solar. Também não esqueça de se hidratar bastante e comer bem durante toda a […]

Deixe um comentário

Share This