Quais são os melhores lugares para acampar no Brasil?

  • Home
  • Viagens
  • Quais são os melhores lugares para acampar no Brasil?

Que tal se hospedar em um hotel de um bilhão de estrelas? Trocar o quarto de uma pousada por uma barraca de camping pode mudar completamente a sua viagem. Em primeiro lugar, porque você deixa de ser um mero observador para fazer parte da natureza. Depois, porque os melhores lugares para acampar são aqueles um pouco mais selvagens, sem tanta estrutura. Ou seja, você não poderia estar ali de outra forma.

Os equipamentos de camping evoluíram tanto nos últimos anos que acampar deixou de ser sinônimo de desconforto. Para algumas pessoas, é possível dormir tão bem em uma barraca quanto em uma cama de hotel.

Para acampar, conte com equipamentos leves e de boa qualidade, roupas apropriadas e protetor solar. Também não esqueça de se hidratar bastante e comer bem durante toda a viagem!

Neste post fizemos uma seleção dos melhores lugares para montar a sua barraca de camping e desfrutar da natureza. Prepare sua mochila!

Foto: Vitor Marigo

 

 

Praia Brava das Palmas, Ilha Grande, RJ

Localizada na Enseada de Palmas, a praia Brava é uma boa opção no Rio de Janeiro para quem curte sossego. Ela é pequena, aconchegante e sombreada, parece até que foi desenhada à mão para campistas. Para chegar até lá é preciso fazer uma trilha de 1h30 partindo de Abraão, a maior vila da Ilha Grande. Se preferir, também é possível pegar um barco. Nesse caso, a viagem dura 15 minutos.

A Praia Brava das Palmas tem águas cristalinas e areia bem branca. Fica localizada bem perto de Lopes Mendes, paraíso dos surfistas, considerada uma das praias mais bonitas do país. O local não tem eletricidade e é importante lembrar que a Ilha Grande não tem bancos ou caixas eletrônicos, por isso sempre tenha dinheiro em espécie.

Foto: João Olavo Vasconcelos

Véu da Noiva, Serra do Cipó, MG

A Serra do Cipó conta com várias atividades, como trilha, escalada, rafting e tirolesa. É uma região com vasta beleza natural e não muito longe dos centros urbanos de BH, Rio e São Paulo — uma ótima pedida para dar uma escapada com os amigos ou com aquela pessoa especial.

A cachoeira do Véu da Noiva é uma das mais famosas da área, e é possível acampar ali pertinho, nos campings Grande Pedreira ou no homônimo Véu da Noiva. De maneira geral, os espaços têm uma infraestrutura razoável com chuveiros, sanitários e restaurantes. Em alguns lugares também é possível alugar bikes, assim dá pra explorar a região em duas rodas!

Foto: Arlei Vieira

Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula, RS

Localizado entre as cidades de Canela e São Francisco de Paula, o Parque da Cachoeira, no Rio Grande do Sul, é um lugar incrível e com uma atmosfera paradisíaca. Também não faltam atividades ao ar livre, mas se você estiver procurando emoções fortes, não deixe de fazer o rapel da gaiola — que, como o nome já diz, é uma gaiola em um cabo de ferro que desliza até o meio de um penhasco de 50m.

O camping dispõe de mesas e churrasqueiras externas, banheiros, pias para lavar louça, eletricidade e iluminação durante a noite. Em feriados prolongados e épocas mais cheias, é bom reservar com algumas semanas de antecedência para não correr o risco de chegar lá e não haver mais vagas!

Parque Estadual do Ibitipoca, MG

Conceição de Ibitipoca fica a menos de 100 quilômetros de Juiz de Fora e é um lugar que vale a pena conhecer. Acampar nesse paraíso é ainda melhor, pois é possível ficar bem pertinho das atrações e se integrar completamente com o ambiente. Entretanto, é recomendado ir de carro, pois ir de ônibus demanda muita paciência e trechos múltiplos.

No parque, o circuito das águas é sucesso garantido nos dias mais quentes do ano. Aquele mergulho nos rios e nas cachoeiras vai ser muito refrescante depois de um dia de caminhada. A trilha da Janela do Céu também é um dos passeios incontornáveis do parque. O camping é bem cuidado e oferece água quente para tomar banho das 8h da manhã até as 11h da noite.

Cumuruxatiba, BA

Cumuru, como é conhecida entre os íntimos, é uma cidadezinha no sul da Bahia onde o tempo parece que passa mais devagar. De alguma forma os dias ficam maiores e dá tempo de fazer tudo, inclusive ficar de preguiça. As praias são semidesertas e o vilarejo conta com pouco mais de 4 mil habitantes. É o lugar perfeito para recarregar as baterias de uma vida corrida.

O camping Aldeia da Lua fica de frente para a praia e as barracas ficam pertinho da areia. Dormir com o barulho das ondas e acordar com aquela vista maravilhosa do mar não tem preço. Sem dúvidas, esse é um dos melhores lugares para acampar. Caso fique cansado da praia (dificilmente isso vai acontecer), o Aldeia da Lua oferece um salão de jogos aos seus clientes.

Ilhabela, SP

Há várias opções de camping em Ilhabela, no litoral paulista. Um dos locais mais recomendados é a parte norte da ilha, pois como é o lado mais próximo do continente, o mar é mais calmo. Na Pedra do Sino é possível acampar em uma área gramada, mas levemente inclinada. Algumas pessoas preferem, outras não gostam, então fique atento.

Nessa parte da ilha o movimento é menor, então espere por praias mais vazias e calmas. Só não se esqueça do repelente! Ilhabela é famosa pelos borrachudos que costumam não dar muito sossego para os visitantes. Vá prevenido e aproveite esse paraíso!

Praia do Sono, Trindade, RJ

Localizada próxima à cidade histórica de Paraty, a Praia do Sono é um lugar de difícil acesso, por isso é bem menos cheia do que a vizinha Trindade. Para chegar lá é preciso pegar um ônibus local em Paraty e em seguida fazer uma trilha de uma hora pela floresta. Há também um barco que leva os visitantes mais preguiçosos.

Há algumas opções de camping no local, mas a maior parte é na casa dos próprios pescadores, que oferecem um espaço no quintal. A estrutura depende do local escolhido e alguns deles têm até cozinha compartilhada. A Praia do Sono é pequena, mas tem uma vida noturna bem agitada! Prepare seus ouvidos para ouvir muita música à noite!

Gostou da nossa seleção dos melhores lugares para acampar? Já dá para ir programando o próximo feriado! Compartilhe o post e marque seus amigos que mais gostam de aventuras!

Tags:
Blog Comments

Acampar em alto Caparaó para ir no pico da Bandeira é mto bom!!! Tem uma otima estrutura para camping!

Deixe um comentário

Share This