Por que amamos viajar para a Bahia?

O território baiano é um dos mais procurados por viajantes do mundo inteiro. E não é para menos: são muitos os motivos para amar esse estado maravilhoso. Com uma natureza exuberante, uma cultura riquíssima e uma energia inigualável, a Bahia oferece estilos e opções para todos os gostos.

Aqui na Wöllner, nós sabemos que a Bahia é um destino incrível para quem, como a gente, é aficionado por viajar, relaxar e apreciar as riquezas naturais. Quer entender o motivo? Continue a leitura!

São várias as possibilidades de destinos

Dizem por aí que a Bahia é praticamente um país independente do Brasil, e não é para menos. A Bahia é uma das federações mais extensas da nação, e abriga uma diversidade natural e cultural riquíssima.

Entre outras coisas, isso faz com que o turismo na Bahia possua opções para todos os tipos de viajantes. Famílias, mochileiros, casais, grupos de amigos… na Bahia, tem lugar para todo mundo! Quem conhece o estado se encanta com as suas possibilidades, sejam elas as mais simples ou as mais requintadas.

Turismo de aventura

Se é contato com a natureza e pé na areia que você busca, com certeza o turismo na Bahia oferece o destino ideal. O estado possui diversas vilas de pescadores que ainda não despertaram o interesse do grande público, oferecendo, inclusive, algumas praias praticamente desertas. São verdadeiros refúgios, mesmo na alta temporada.

Massarandupió

Que tal visitar uma praia conhecida pela prática do naturismo? Em Massarandupió, no município de Entre Rios, cerca de 2 km da costa são destinados aos turistas que querem deixar as roupas de lado para curtir a natureza da forma mais natural possível! A região também oferece opções para os banhistas que preferem aproveitar a viagem da forma mais tradicional.

Vila de Santo Antônio

A Vila de Santo Antônio é uma comunidade quase primitiva no litoral norte do estado. Com coqueirais e dunas de areia branca, a vila faz parte do município Mata do São João e ainda escapa do grande fluxo de turistas.

Chapada Diamantina

Um dos destinos de ecoturismo e aventura mais procurados do país, a Chapada Diamantina é um dos grandes tesouros do turismo na Bahia. Daremos mais detalhes adiante.

Hospedagens luxuosas

Por outro lado, se você prefere desfrutar do clima baiano com muito conforto, o estado também está repleto de opções de hospedagens luxuosas, como hotéis cinco estrelas e resorts de férias. Alguns dos empreendimentos mais requintados são o Club Med de Trancoso, o Grand Palladium em Imbassaí e o Cana Brava de Ilhéus.

Muita energia positiva

Não dá para negar que a Bahia possui uma energia muito especial. Seja por causa das riquezas naturais encantadoras, da população acolhedora ou dos viajantes amigáveis, não há como visitar a Bahia e não perceber o clima tranquilo e relaxante do estado.

O ambiente da Bahia é tão positivo que ela é conhecida por abrigar diversos retiros espirituais, de meditação e de autoconhecimento. Sejam eles ligados a religiões ou não, é possível optar por programas voltados para a prática de yoga, para o voto de silêncio, para o relaxamento profundo e muito mais.

O estado possui uma cultura riquíssima

A cultura baiana é tão rica e complexa que deveria ser tombada como patrimônio nacional. Em cada região do estado, é possível perceber tradições únicas; no entanto, tanto no sertão quanto na Chapada Diamantina ou nos destinos litorâneos, os costumes baianos são encantadores.

Essa diversidade pode ser percebida em diversos expoentes, como na literatura, no folclore ou na arquitetura. Um campo que merece um destaque à parte é a gastronomia, que oferece alguns dos pratos mais deliciosos de todo o país!

A Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso

Se você ainda não conheceu a Chapada Diamantina, não deixe de buscar uma oportunidade para fazer isso. A região é composta por cachoeiras, rios, cânions, matas e serras dignos de cenário de cinema! Esse paraíso também abriga espécies raras de fauna e flora, sendo um verdadeiro santuário natural.

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados pelos amantes do trekking e do ecoturismo. Veja algumas atrações da região!

Cachoeira da Fumaça

É a segunda maior queda d’água do país. São duas formas de conhecer a Cachoeira da Fumaça, por cima ou por baixo. A primeira maneira é a mais usual, com uma caminhada de 6 km até o local. Já para apreciar a vista pela base da cachoeira, é preciso enfrentar uma trilha de três dias.

Travessia Vale do Pati

São 70 km que ligam o Vale do Capão ao vilarejo de Andaraí. O percurso é considerado um dos mais bonitos do país para a prática de trekking e, durante a caminhada, os mochileiros costumam hospedar-se na casa dos moradores locais. Desse modo, além de apreciar paisagens de tirar o fôlego, também é possível conhecer de perto a cultura e o modo de viver da população.

As praias são lindíssimas

Paisagens paradisíacas, mar quente e uma calma no ar que parece fazer o tempo parar. Nada mal, não é mesmo? Algumas praias da Bahia estão entre as mais bonitas e tranquilas de todo o mundo e já figuraram até mesmo em rankings internacionais de prestígio.

Com certeza, fazem valer a pena a viagem! Confira algumas delas.

Ponta do Corumbau

O difícil acesso até Ponta do Corumbau garante a tranquilidade do vilarejo durante o ano inteiro, inclusive na alta temporada. Para chegar até lá, é preciso seguir por cerca de 60 km de uma estrada bastante irregular, ou pegar um barco em Cumuruxatiba ou Caraíva. Um dos maiores atrativos da região é a foz do Rio Corumbau, de águas calmas e esverdeadas.

Moreré

O clima rústico toma conta de Moreré, uma pequena vila de pescadores na Ilha de Boipeba, que faz parte do arquipélago de Tinharé, que também abriga a já famosa Morro de São Paulo. Carros não podem circular pelo vilarejo e, por isso, o acesso é feito por barco, saindo de Boipeba. Além de ser um destino muito procurado pelos turistas mais aventureiros, Moreré também oferece hospedagens luxuosas, para quem quer aproveitar as belas paisagens com muito conforto.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o turismo na Bahia, que tal começar a planejar a próxima viagem para o estado? Com certeza, você vai entender por que amamos esse lugar repleto de belezas naturais!

Quer receber mais dicas de viagem turismo? Assine a nossa newsletter!

Tags:
Deixe um comentário

Share This