Modo Aventura: o que levar na mala de viagem?

Cada vez mais pessoas querem viajar e sentir uma ligação maior com a natureza dos seus destinos, viver uma experiência outdoor. Este prazer depende diretamente da forma como você planeja e se prepara para sua viagem. Antes de tudo, você deve respeitar a natureza e os limites do seu corpo. Escolher o que levar na mala de viagem é uma tarefa difícil para quase todo mundo, mas a coisa fica mais complicada quando o viajante planeja se aventurar.

Então, o que levar na mala de viagem?

Errar no que se coloca na mala para enfrentar algumas situações adversas pode trazer dores de cabeça futuras. Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas daquilo que não pode faltar na sua bagagem para encarar o turismo de aventura. Dê uma olhada abaixo, você pode estar esquecendo alguma coisa!

Leve roupas adequadas

Em primeiro lugar, você veste o que te deixa feliz. Só que no turismo de aventura, as características do lugar para onde você vai é que ditam as regras. Não adianta pensar apenas no seu estilo. Por isso, já de cara, roupas com proteção aos raios UV são indicadas.

Caso você não tenha peças com proteção solar, lembre-se de não levar apenas roupas curtas e leves, mesmo que seja quente. As roupas mais compridas podem ajudar a bloquear a incidência do sol. Nem é preciso lembrar que lugares mais frios necessitam de roupas especiais, que garantam que seu corpo mantenha a temperatura certa.

Acessórios como luvas, toucas e bonés são imprescindíveis, sempre respeitando o clima do seu destino. O mais importante é você estar confortável para fazer qualquer atividade e movimento. Se você vai entrar na água — esperamos de verdade que seja no calor —, para praticar rafting, por exemplo, use roupas com tecidos de secagem rápida.

Cuidado com o que pisa

Essa é uma das partes mais cruciais do vestuário de quem enfrenta uma viagem de aventura. Escolha com sabedoria os calçados que vai levar na mala. Muita gente já sofreu com uma caminhada inesperada usando o calçado errado (e nem precisa ser em uma trilha amazônica).

Se você precisa caminhar, aposte nos tênis mais resistente e que tenham um solado menos liso possível. Você pode — e, nesse caso, vai — encontrar diferentes tipos de terreno. Esteja preparado para subir, pular e até correr. Contudo, sempre é bom ter um chinelo ou calçado mais aberto na mala.

Não esqueça da alimentação

Uma das maiores preocupações que você deve ter com o que levar na mala de viagem no ecoturismo é a alimentação. Independente de qual seja a atividade que você praticará na sua viagem, é preciso repor a energia gasta. Você pode apostar em alimentos leves, como barras de cereal e frutas.

Obviamente, você precisa levar água suficiente para manter-se hidratado durante todo o percurso. Bebidas energéticas, sem adição de conservantes e afins, também são bem-vindas. Lembre-se de que você provavelmente vai perder mais líquido que o normal, logo, precisa de mais água do que está acostumado. Evitar bebidas termogênicas pode ajudar em algumas atividades, e nem pense em ingerir as alcoólicas.

Se você vai se alimentar antes de qualquer exercício ou esforço físico, procure fazê-lo no mínimo com 40 minutos de antecedência. Prefira alimentos de fácil digestão e, mesmo assim, não exagere na quantidade. Além disso, você pode guardar um pouco do apetite para possíveis árvores frutíferas pelo caminho.

Lembre-se da higiene pessoal e saúde

Para se aventurar sem riscos é sempre importante ter na bagagem um kit de primeiros socorros e alguns produtos de higiene pessoal. No mercado já existem produtos ideais em embalagens especiais e menores para não ocuparem muito espaço dentro da mala. Esses, vão desde cremes dentais, lenços umedecidos e toalhas maleáveis com tecnologia de rápida absorção.

Independente se você for fazer uma trilha de poucas horas ou passar a noite acampando é imprescindível ter com você repelente para espantar moscas e mosquitos e o protetor solar para evitar aquelas queimaduras incômodas. O turismo esportivo exige que as pessoas que o praticam tomem alguns cuidados importantes, organizar um kit de primeiros socorros deve ser prioridade antes de sair de casa.

Procure estudar e revisar o local da sua aventura, converse com pessoas e profissionais que costumam viajar para o local que você escolheu e fique por dentro do que é realmente necessário levar. Veja a lista abaixo de alguns medicamentos e itens básicos que não podem faltar na sua mochila:

  • desinfetante antisséptico para feridas ou cortes;
  • anti-inflamatório que auxilia na recuperação no caso de torções e pancadas;
  • antitérmico e Analgésico, eficaz para mudanças de temperaturas que podem atrapalhar o condicionamento físico na hora da viagem;
  • gaze para limpeza de ferimentos;
  • tesoura pequena para auxiliar na realização de curativos;
  • adesivos antialérgicos para ferimentos.

Estes e mais alguns itens você pode comprar em conjunto ou separadamente em lojas especializadas. Não se esqueça de organizar o que levar na mala de viagem de forma antecipada. Procure adaptar a quantidade de conteúdo de seus produtos e remédios de acordo com o tempo e destino da sua viagem. Desta forma, você estará pronto para enfrentar os desafios da sua trip sem passar por nenhum sufoco.

Previna-se para qualquer situação

Alguns itens podem ajudar em alguns momentos da sua viagem de aventura. É normal que aconteçam imprevistos e você pode precisar da ajuda de alguma ferramenta ou acessório. Sempre é bom ter um canivete eficiente, não se sabe a hora que se pode precisar dele.

Outra dica importante é ter fósforos ou um isqueiro, assim como um cantil ou uma garrafa. Caso sua ideia seja fazer uma caminhada, terminando com um acampamento ao anoitecer, não se esqueça do saco de dormir, barraca, cobertas e algum travesseiro. Ter mapa do local e uma bússola pode ajudar, já a lanterna é indispensável.

Algumas coisas básicas como tesoura, fita adesiva, alicates e capa de chuva não devem ser esquecidas. Lembre-se, toda aventura pode reservar imprevistos. E, claro, para registrar cada experiência, uma máquina fotográfica é sempre bem-vinda na sua mala.

Escolha a mochila ideal

Depois que você souber o que levar na viagem, você precisa pensar na mala. Ou melhor, se vai ser uma mala ou uma mochila. Você deve levar muitas coisas em consideração nesse ponto. Opte por os utensílios de material leve e, de preferência, impermeáveis. A forma como a mochila é dividida e o tamanho dos compartimentos precisa ser levado em conta.

Encontre mochilas e malas que atendam as necessidades da sua aventura, e que ainda proporcionem estilo a você. É importante também ficar atento ao peso de bagagens suportado. Você não pode arriscar que uma delas arrebente as alças ou rasgue. Não adianta lembrar-se de tudo que precisa se não tiver um bom lugar para guardar.

Agora que você sabe o que levar na mala de viagem, pode aproveitar outras dicas sobre estilo de vida e esportes ao ar livre em nosso blog.

Entre em contato conosco e descubra como a Wöllner pode ajudar você a viver novas aventuras!

Tags:
Deixe um comentário

Share This