O que devo fazer para pedalar contra o vento?

O ciclismo é uma atividade gratificante, que permite a conexão com a natureza e a superação dos próprios limites. Mas também pode ser um grande desafio. Durante o inverno ou em locais característicos pela ventania constante, pedalar contra o vento é difícil e desanimador. Mas existem formas de driblar essa dificuldade.

Quer saber como? No artigo de hoje vamos explicar exatamente o que você deve fazer para superar essa dificuldade e aproveitar a jornada ao máximo. Vamos lá?

Antes de começar, esteja preparado

Pedalar contra o vento é um desafio e tanto, especialmente para quem não tem o preparo adequado. Além disso, pode ser até mesmo perigoso enfrentar rajadas laterais, que prejudicam o rendimento e forçam o ciclista além do limite.

Por isso, antes de enfrentar a forte ventania, tenha certeza de que você possui os equipamentos certos e o condicionamento físico capaz de aguentar a pressão.

Tenha equipamentos de qualidade

Pedalar da forma correta significa ter equipamentos adequados. E isso não inclui apenas a bike: capacetes, luvas, roupas e sapatilhas para ciclismo também devem ter boa qualidade e características necessárias para quem pedala em situações extremas.

Certifique-se de que esses acessórios (especialmente as luvas) estejam em seu kit antes de subir na bicicleta. Alguns ciclistas não se sentem confortáveis com as luvas, mas elas são importantes para a segurança do atleta.

Saiba como se comportar enquanto pedala contra o vento

Parte da tarefa de pedalar contra o vento é saber o que é necessário para enfrentá-lo. O ciclista deve ter em mente que o importante, nesse caso, não é ser veloz. Pedalar contra o vento significa manter uma cadência constante, lenta e regular. Isso preserva a energia do atleta, que não precisa se desgastar demais.

Portanto, ao enfrentar uma ventania sobre a bike, abaixe-se e não tente se esforçar muito mais do que o necessário.

Planeje seu caminho antes de sair para pedalar

Pedalar contra o vento sem um direcionamento definido certamente vai prejudicar sua performance. Se possível, tente conhecer o caminho antes para identificar os possíveis obstáculos que surgirão pela frente. Se isso não for viável, converse com quem já passou por ali e planeje sua rota com a maior precisão que conseguir.

Isso não apenas vai lhe ajudar a se guiar, mas também permite que sua mente fique tranquila enquanto enfrente as rajadas. Outra boa dica é optar por locais que possuem barreiras contra o vento. Podem ser árvores, muros, morros e até prédios. Evite regiões muito abertas, pois o risco de acidentes será muito maior.

Abaixe-se para enfrentar o vento

Manter-se com uma postura baixa, segurando o guidão com os braços em um ângulo de 90 graus e o tronco paralelo ao guidão ajuda a manter a aerodinâmica necessária para passar pela ventania.

Pode ser desconfortável no início, especialmente se você não estiver acostumado. Mas se você quiser enfrentar o vento sobre sua bike, mantenha-se firme e siga nessa postura até concluir o caminho ou a ventania diminuir.

Uma roupa bastante justa também ajuda a manter o equilíbrio. Opte por vestuário adequado para ciclistas para poder enfrentar situações como essa.

Treine bastante antes de se aventurar

O principal erro dos ciclistas que nunca pedalaram contra o vento é se jogar nessa situação sem um mínimo de treinamento. Por isso, tente pedalar na postura abaixada e com as roupas adequadas para que seu corpo e sua mente já se acostumem à adversidade. Isso ajuda também a descobrir uma cadência regular, que poupa esforço e armazena energia para continuar — elementos que serão fundamentais na sua prática.

Mantenha a hidratação do corpo

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ignoram que a hidratação é essencial para enfrentar qualquer situação que exija muito do corpo. Ainda que o percurso seja curto, jamais deixe os líquidos de lado. E não se esqueça de que a água não é a única maneira de manter-se hidratado. É importante também consumir soros e isotônicos, que ajudam o corpo a repor energia.

Faça repousos regulares

Outro erro é não dar a devida importância ao repouso. Ele não é perda de tempo: além de ajudar a repor energias durante o treino, também é fundamental para que a mente descanse e tenha equilíbrio suficiente para retomar a pedalada.

Exigir demais do corpo pode não ser apenas prejudicial para a performance, mas também aumenta a probabilidade de contusões e problemas nos músculos. Por isso, respeite seus limites, faça repousos constantes e deixe o organismo se recuperar antes de pedalar novamente.

Pedale em grupo

Pedalar sozinho pode ser bom, mas encontrar um grupo focado e motivado é excelente. E quando é preciso enfrentar fortes rajadas de vento sobre a bike, é ainda melhor ter companheiros de pedalada. Eles podem ajudar na motivação, a guiar outros membros do grupo ou ainda constituir suporte em caso de imprevistos e acidentes.

Outro motivo para praticar o esporte em grupo é a economia de energia. Sozinho, você precisa superar o esforço físico enquanto fica atento ao caminho e aos obstáculos. Com um grupo, os ciclistas podem pedalar em formação escalera, quando se revezam à frente para que uma parte dos atletas fique menos exposta ao vento e não canse tanto. Isso permite focar as energias no exercício e ter um rendimento ainda melhor.

Procure um treinador 

Se você tem pretensões mais sérias em relação ao ciclismo ou apenas quer evitar lesões durante o exercício, pode investir em um treinador que o ajude com as melhores técnicas para pedalar contra o vento.

Em algumas sessões, um profissional experiente pode lhe ajudar a encontrar a postura mais adequada, os equipamentos corretos e a saber como agir em caso de lesões ou acidentes.

Tenha uma atitude positiva em relação ao vento

Se puder, é recomendado que você não pedale contra o vento, porque esse tipo de situação é desafiadora até mesmo para os ciclistas profissionais. Mas, se não for possível, procure manter uma atitude positiva em relação a isso.

Lutar demais contra alguma coisa que não se pode alterar, como um local característico pelas rajadas de vento, é perder tempo e energia com algo inevitável. Por isso, não reclame nem seja pessimista. Encare como uma situação que vai lhe ajudar a superar mais um desafio e a se conhecer melhor.

Durante o exercício, procure também não lutar contra as rajadas, use-as ao seu favor. Mantenha na mesma direção, seguindo as instruções que você já conhece, e aproveite a resistência que você vai ganhar depois de pedalar contra o vento.

Pedalar contra o vento não precisa ser algo impossível. Aproveite as dicas que você aprendeu para encarar a experiência da maneira correta e melhorar ainda mais seu desempenho sobre a bike.

Quer mais sugestões como essas? Então siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

 

Blog Comments

Pedalar é muito bom e o vento faz parte. Quando está a favor empurra, quando está contra puxa. Assim é a natureza.

Deixe um comentário

Share This