O erro que você precisa deixar de cometer ao organizar uma viagem

  • Home
  • Esportes
  • O erro que você precisa deixar de cometer ao organizar uma viagem
planejando uma viagem

Se você é um amante de viagens, com certeza já tem uma lista de destinos, certo? Mas, antes de se jogar na próxima aventura, é importante ficar atento para não cometer o erro que pode colocar tudo a perder: deixar de fazer as perguntas básicas sobre seu roteiro.

Na hora de organizar uma viagem, é fundamental fazer uma checklist com pontos-chave, para se prevenir contra eventuais problemas que possam aparecer. Surpresas sempre acontecem, é claro. Aliás, eles até deixam a viagem mais interessante! Mas alguns imprevistos podem ser evitados.

Neste post, preparamos um guia de informações que você precisa obter antes de embarcar para sua próxima aventura. Vamos conferir?

Escolha bem o destino

Uma boa pesquisa dá conta do recado na hora da escolha. Mas, para ter todas as informações necessárias, converse com pessoas que já foram ao local, peça indicações, pesquise sobre a região e se atente às atividades existentes. Não se informar em detalhes sobre o local pode gerar decepção por não corresponder com as expectativas.

Essa também é a hora de verificar se há alguma questão sensível que você deveria saber ao transitar por lá. Por exemplo: se vai para algum país estrangeiro, faça uma busca sobre leis que podem impactar a sua estadia, como as que regulamentam o consumo de álcool, leis de trânsito (principalmente, se estiver pensando em alugar carro) etc.

Informe-se sobre o clima

Esse é um item que pode afetar diretamente as atividades de que deseja participar. Há locais que chovem muito em determinados meses. Outros têm ventos fortíssimos que poderiam lhe impedir de fazer algum programa ou passeio.

Procure saber como estará o clima e a média da temperatura local no mês que pretende ir.

Pense na locomoção

Como você chegará até lá? Uma vez no lugar, como vai até as atrações e como vai se deslocar para os passeios?

Analise se, para chegar até o destino, há alternativas de meios de transporte e considere opções menos óbvias. Por exemplo: o local que você vai visitar é litorâneo? Já pensou em ir de barco ou navio? Essa já pode ser uma grande experiência!

Pesquise sobre como se locomover enquanto está viajando. Em alguns lugares, há passes de transporte público com viagens ilimitadas por um determinado período de tempo que valem a pena. Em outros, o táxi pode sair bem em conta. Dependendo do lugar, alugar uma bicicleta pode ser uma boa ideia. Explore as possibilidades.

Planeje bem a bagagem

Aqui está um dos erros mais comuns: o excesso de bagagem. Se a sua viagem for no estilo mochilão, ter mais do que você consegue carregar pode ser um empecilho para vários planos.

Cheque também as roupas e os equipamentos necessários para as atividades que vai realizar, como peças impermeáveis e botas, principalmente para trilhas. Se for fazer esportes de aventura, como trekking, montanhismo, escalada e outros, considere levar um kit de primeiros socorros.

Lembre-se que existem imprevistos que fogem do planejamento, como o extravio de malas. Portanto, é importante levar na bagagem de mão alguns itens essenciais.

Se estiver pensando em fazer compras durante a viagem, certifique-se do que é permitido trazer na mala de volta. Lembre-se também de conferir as especificações para a bagagem de cabine e a despachada.

Confira os documentos

O cuidado começa antes mesmo de sair em viagem. Separe todos os documentos necessários e verifique a validade deles com antecedência. No caso de passaporte, por exemplo, alguns países exigem que ele seja válido por, no mínimo, seis meses depois da data de retorno.

Alguns destinos exigem vacinação específica. Nesses casos, é fundamental levar com você também sua carteira de vacinação. E não se esqueça de verificar se será necessário um visto de trânsito, se seu voo tiver conexões.

Independentemente do bom planejamento, uma surpresa desagradável que pode ocorrer é a perda de algum documento importante. Se estiver fora do país, lembre-se de levar anotado o contato da embaixada brasileira no local. Se, por acaso, você souber onde perdeu, não hesite em voltar assim que possível. É provável que alguém tenha encontrado e guardado para você.

Providencie a acomodação

Onde ficará hospedado? Tem amigos no local ou vai fazer uma reserva? Liste suas opções e procure a melhor alternativa. Se for acampar, pesquise sobre as regras locais, para evitar multas por uso indevido do espaço público. Ou faça uma reserva em um camping, que ainda pode contar com comodidades como estacionamento e banheiros.

Além disso, verifique a localização antes de fechar a reserva. Às vezes, vale a pena pagar um pouco mais por uma acomodação em um local que seja próximo das atrações principais, ou dos pontos de partida de seus passeios. Isso poderá ajudar na economia com transporte e tempo.

Tenha recursos suficientes

Um fator importante que muitos se esquecem de planejar com cuidado: o dinheiro. Não é raro perceber que levou pouco para os gastos durante a viagem ou voltar e notar que exagerou nas compras.

Para evitar esses erros, faça uma lista dos gastos e pesquise quanto vai desembolsar em cada área. Lembre-se de incluir uma quantia extra para emergências.

Além disso, o ideal é levar o dinheiro de duas maneiras: em espécie e em cartão, caso perca um dos dois. Fique atento ainda às taxas do cartão, para não ser pego de surpresa, e mantenha-se dentro do planejado.

Cuide da saúde

Caso esteja indo para outro país, é imprescindível saber se o destino exige alguma vacina específica. Além disso, se a viagem é de aventura, provavelmente as atividades exigirão um preparo físico maior.

Para evitar qualquer problema no meio do caminho, procure um médico antes da partida, para se certificar de que está em condições de fazer as atividades escolhidas. Preparar o corpo com meses de antecedência e auxílio médico evitará problemas de saúde.

Contrate um seguro

Indispensável para qualquer tipo de viagem, o seguro vai garantir assistência médica, se necessário. Viajar sem esse amparo é um risco alto, já que todos estão sujeitos a acidentes, principalmente se tratando de atividades cheias de aventura.

Em alguns países, inclusive, o seguro é um requisito para não ser barrado na imigração.

Observe a alimentação

A culinária é um dos fatores culturais com os quais temos contato quando viajamos. E ela pode apresentar diferenças bem significativas de um lugar para o outro — até dentro do Brasil!

Se estiver embarcando em uma aventura, a alimentação será um fator de extrema importância, principalmente no caso de atividades ao ar livre. Verifique se a culinária local usa ingredientes que você não tolera, ou tem dificuldade para digerir. Do contrário, pode ter uma indisposição intestinal e arruinar um passeio.

Para quem vai fazer trilhas longas ou acampar, o ideal é que os alimentos sejam de fácil cozimento. Se puder optar pelas fórmulas liofilizadas, melhor ainda, pois têm maior durabilidade.

Tenha um plano B

Infelizmente, nenhum planejamento lhe blinda contra os imprevistos. Por isso, é importante ter uma alternativa para o caso de tudo dar errado. Saiba exatamente o que fazer ou a quem recorrer se acontecerem coisas como o transfer para o passeio não chegar, ficar perdido em algum lugar, não conseguir sacar dinheiro naquela hora.

Além disso, faça também uma lista de coisas que você pode fazer no destino se seus planos iniciais não puderem ser concretizados. Por exemplo: está chovendo e você não poderá fazer a escalada que queria? Que tal visitar os museus da cidade, então?

Organizar uma viagem é uma tarefa que requer atenção e tempo. Para muita gente, aliás, a diversão já começa aí! Aproveite esse período para se munir de cuidados que garantirão a melhor experiência.

Se você gostou destas dicas, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes como este diretamente em seu e-mail!

Blog Comments

[…] mais belas do país. Os passeios por lá podem ser feitos de barco ou de jipe, e o objetivo da viagem é contemplar a natureza, relaxar e se refrescar nas águas […]

Deixe um comentário

Share This