Mochilão pelo Brasil: por onde começar?

Quando falamos em mochilão, é comum nos lembrarmos de viagens pelas paisagens exóticas da Ásia e da América Latina, além dos roteiros alternativos que contemplam o charme e a urbanidade dos países europeus. Você sabia que fazer um mochilão pelo Brasil é também uma opção excelente para quem gosta de se aventurar e conhecer novos lugares e culturas?

Com tantas opções ao redor do mundo, acabamos esquecendo das belezas e riquezas do nosso próprio país. Saiba, no entanto, que o Brasil não só possui um território gigante, mas também carrega uma série de roteiros turísticos surpreendentes a serem explorados em cada uma das cinco regiões.

Pensando nisso, preparamos um guia com as principais dicas e informações para quem deseja se aventurar em um mochilão Brasil afora. Acompanhe!

Determine o roteiro

Assim como em qualquer outro tipo de viagem, o planejamento para um mochilão pelo Brasil começa pelo roteiro. Felizmente, como mencionamos no começo do post, nosso país conta com uma variedade incrível de possibilidades de rota, com atrações para todos os gostos.

Para auxiliá-lo nessa decisão, listamos abaixo 3 destinos bastante procurados pelos mochileiros:

Costa do Descobrimento, Bahia

Localizada no litoral baiano, entre Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte, essa região reúne alguns dos principais encantos históricos do estado, como praias, recifes de corais, baías, rios navegáveis e manguezais — sendo ideal para quem é adepto de um estilo de vida outdoor e oferecendo as condições perfeitas para a prática do turismo de aventura e de esportes ao ar livre!

Além disso, a Costa do Descobrimento foi tombada em 1999 como um Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, sendo considerada o berço da história e da cultura do nosso país.

Cidades históricas de Minas Gerais

Que Minas Gerais carrega todo um charme especial, a maioria de nós já sabe. Sendo assim, nada melhor do que um roteiro que contemple as principais cidades históricas do estado, levando o mochileiro a uma verdadeira viagem no tempo.

A rota da Estrada Real, por exemplo, é formada por 4 caminhos com atrações diferentes, como o Caminho dos Diamantes. Além disso, vale ressaltar que essas cidades históricas frequentemente são palco de diversas atrações, como festivais culturais e gastronômicos.

Costa Verde, São Paulo e Rio de Janeiro

Como o próprio nome já diz, a rota da Costa Verde é perfeita para aqueles que buscam conhecer praias paradisíacas cercadas pelo verde intenso da mata atlântica.

O trajeto começa no litoral norte Paulista, passando por São Sebastião e seguindo até Mangaratiba, já no estado do Rio de Janeiro. As belezas da viagem podem ser encontradas durante todo esse caminho, incluindo a famosa praia de Ilhabela (SP), a charmosa Paraty (RJ) e a descolada Angra dos Reis (RJ).

Compre as passagens

Definidos o roteiro e os locais onde seu mochilão começará e terminará, chegou a hora de comprar as passagens. Aqui, a tecnologia é certamente uma aliada do viajante, uma vez que existe uma série de websites próprios para ajudar você nessa etapa do planejamento.

O Skyscanner, por exemplo, é uma ferramenta bastante eficiente para esse fim. Basta inserir os locais e as datas em questão e as passagens aparecerão, com preferência àquelas de preços mais acessíveis.

Além disso, caso você tenha incluído no seu roteiro trechos que precisam de um voo no meio do caminho — como é o caso de quem deseja ir a Fernando de Noronha —, utilize também a ferramenta para pesquisar por voos entre uma cidade e outra no meio do mochilão.

Faça um planejamento dos gastos

Hospedagem

As opções de hospedagem são diversas e variam de acordo com as preferências de cada mochileiro. Há aqueles que optam por seguir a tradição e se hospedar em hostels, como também existe quem prefira os hotéis, as pousadas e as acomodações do airbnb.

Independentemente do tipo de hospedagem, é fundamental considerar os gastos com diárias e ter em mente que eles variam de região para região. Sendo assim, pesquise bastante!

Alimentação

Trata-se de um gasto relativamente difícil de se medir, uma vez que costuma variar de acordo com o bolso e preferências de cada mochileiro. De qualquer maneira, uma dica interessante para economizar nesse fator inclui evitar cair sempre naqueles restaurantes mais turísticos e investir nas comidas da região.

Transporte

Para evitar imprevistos, não se esqueça de incluir no seu planejamento os gastos com transporte. Em cidades metropolitanas como São Paulo, as opções de transporte público são variadas e com passagens que custam, em média, R$ 4.

Já para aquelas rotas que não contam com transporte público, provavelmente será preciso contratar os serviços de uma agência de viagens ou até mesmo alugar um veículo — sendo que a diária de um carro particular custa aproximadamente R$ 80.

Escolha a mochila ideal

Por último, mas definitivamente não menos importante, é fundamental escolher bem aquela que será uma das suas companheiras inseparáveis durante a experiência: a mochila.

É muito importante investir em qualidade e em custo-benefício, afinal, você não quer passar por apertos e eventuais desconfortos totalmente evitáveis, não é mesmo?

Felizmente, existem diversos modelos de mochilas masculinas e mochilas femininas ideais para quem deseja se aventurar Brasil (e mundo) afora. Quando for comprar, certifique-se de que o produto é feito com materiais resistentes e de que possui bolsos ou compartimentos que facilitam o armazenamento. O tamanho vai depender da quantidade de bagagem que você deseja levar e da duração do seu mochilão.

A mochila Rock, por exemplo, é funcional e confortável no quesito mobilidade — sem ocasionar a perda de capacidade de armazenamento —, com diferentes compartimentos, cintos de fixação na cintura e no tórax, zíperes duplos, alças removíveis e traseiro acolchoado.

Viu como fazer um mochilão pelo Brasil é definitivamente uma excelente pedida? Coloque em prática as dicas e informações apontadas neste post, escolha a mochila adequada e faça do seu próximo roteiro pelas maravilhas brasileiras uma aventura inesquecível!

E você, já fez um mochilão pelo Brasil ou conhece alguma dica que mereça entrar para o nosso guia? Então compartilhe conosco suas experiências e sugestões nos comentários!

Tags:
Deixe um comentário

Share This