Como fazer uma viagem para a Europa? Descubra aqui!

  • Home
  • Viagens
  • Como fazer uma viagem para a Europa? Descubra aqui!

Você já sabe o que fazer nas próximas férias? Se ainda não tem nada em mente, que tal fazer o mochilão na Europa? Para fazer uma viagem é preciso ter vontade de sair da zona de conforto e estar disposto(a) a se jogar no mundo com uma mochila nas costas para conhecer diferentes lugares.

Os mochileiros costumam ser muito flexíveis a uma nova cultura, ter facilidade em conhecer pessoas e disposição para novas experiências. Isso soa familiar para você?

Fazer um mochilão não é simplesmente sair de casa sem destino e chegar a algum lugar. Existem alguns planejamentos prévios que devem ser feitos, como a reserva de hotel, preparação da bagagem, compra das passagens e, caso você vá para fora do país, tirar o visto.

Ficou interessado(a)? Então, confira algumas dicas de como fazer um mochilão:

1. Como preparar um roteiro?

Talvez você já tenha saiba de alguns lugares que adoraria conhecer. Por isso, prepare um roteiro com esses destinos, as cidades, os monumentos, os museus, as galerias de artes e os parques que você deseja visitar para ficar mais fácil planejar o transporte e a hospedagem.

Você também pode pesquisar roteiro de outros mochileiros para conhecer outras experiências e se inspirar para começar o seu!

Defina o país que você quer iniciar a viagem e qual você quer terminar. Ficará mais fácil de delimitar quanto tempo sua viagem vai dura e de organizar qual será o seu itinerário durante seus dias de passeio. Aproveite para incluir nessa lista comidas típicas que você deseja experimentar, lojas e souvenirs que você quer levar de lembrança dos lugares.

2. Como posso montar o planejamento?

Após preparar um roteiro de quais países você pretende visitar, faça uma programação do que você vai fazer. Caso você vá viajar de avião, por exemplo, confira quais os horários dos voos.

Não se esqueça, também, de conferir se o seu destino tem um fuso horário diferente para não perder nenhuma viagem. Se atente às linhas de ônibus ou trem disponíveis para você se locomover durante a viagem.

Verifique se o país requer algum visto para a entrada e saída de seu território. Caso o visto seja obrigatório, se organize para solicitá-lo antes de iniciar a sua viagem, evitando qualquer transtorno que possa atrapalhar você.

Anote tudo em uma agenda — de preferência manual para não se preocupar com o fim da bateria —. Você pode fazer disso um diário de bordo e evitar que se esqueça dos detalhes mais importantes da sua viagem.

3. O que pode ser útil para levar em um mochilão na Europa?

Quando você for fazer sua viagem, é fundamental que alguns itens estejam no seu mochilão. Os mochileiros usam o termo “mochilão”, pois eles costumam viajar levando sua bagagem apenas nas costas para tornar o passeio mais dinâmico. Por isso, leve objetos e roupas que certamente serão úteis.

Como você vai passar por diversas cidades e diversos países, leve um kit de costura, medicamentos, capa de chuva ou guarda-chuva, protetor solar, chinelo, tênis confortável, roupa de frio, máquina fotográfica, as passagens impressas, documentos, cópia dos documentos, por precaução, e, por favor, não se esqueça do caderninho de anotações.

4. Como organizar a mochila?

O que você for levar na bagagem, vai variar de acordo com o tipo de viagem que será feita. Se seu objetivo é conhecer o máximo de lugares possíveis, aposte em roupas que vão te deixar mais confortável para poder realizar os passeios. Mas, atenção: conferira anteriormente qual é o clima predominante do país que você estará indo. Isso vai facilitar a seleção das roupas.

Para sua comodidade, busque levar uma bagagem que comporte todos os itens de primeira necessidade que você vai levar para a viagem. A mochila é a ferramenta ideal para quem quer esse estilo de vida, com a facilidade de se locomover. Pesquise qual delas é a ideal para o tipo de viagem que você vai fazer.

5. Onde vou dormir?

O local de hospedagem varia de acordo com o estilo de cada um. Alguns preferem ficar em hotéis, com toda a comodidade à disposição, sabendo que essa escolha pode custar mais. Outros preferem ficar em albergues, em que os preços costumam ser mais baratos, porém, contam com uma privacidade reduzida.

Se você for uma daquelas pessoas que curte uma vida outdoor, talvez você se adapte bem a algum camping durante a viagem. Os espaços costumam disponibilizar cozinha e banheiros comunitários, e você pode levar sua barraca e curtir os dias de viagem dormindo nos acampamentos, em contato com a natureza.

6. Quanto devo investir?

Os custos com a viagem variam de acordo com as escolhas que você fizer para sua viagem. Enquanto estiver fazendo seu planejamento de viagem e o roteiro, aproveite para pesquisar os possíveis gastos com transporte, alimentação e hospedagem.

Cuidado: sem um planejamento prévio, é provável que você acabe desembolsando mais do que pode e precisa.

Ao realizar a pesquisa para o roteiro, você pode ter uma noção do quanto vai gastar na viagem. Assim, você pode adaptar seus planos para a quantidade de dinheiro que você tem disponível.

Os planos e o roteiro sempre podem mudar, então, vale a pena definir uma quantidade de dinheiro limite para tirar do bolso. Não se esqueça de levar um valor reserva ou um cartão extra para quaisquer imprevistos que possam surgir.

Viajar de mochilão pode significar alcançar a liberdade de criar seu próprio roteiro e fugir das visitas comuns, como nas cidades famosas e aos pontos turísticos mais conhecidos.

Para fazer uma viagem dessas, pesquise sobre a história dos lugares para os quais você está indo e descubra curiosidades que te façam querer conhecer mais o país. No continente europeu, é o que não falta!

Depois de ler todas essas dicas, dá vontade de colocar a mochila nas costas e pegar o primeiro avião para embarcar nessa aventura?

Essas são algumas dicas que vão ajudar você a organizar o seu mochilão na Europa. Quer sugerir mais dicas? Compartilhar uma experiência? A caixa de comentários está à sua disposição. Vamos lá!

Tags:
Deixe um comentário

Share This