Descubra os melhores lugares para fazer mergulho no Brasil

  • Home
  • Esportes
  • Descubra os melhores lugares para fazer mergulho no Brasil

Os amantes dos esportes radicais adoram se arriscar em locais totalmente diferentes daqueles de suas realidades diárias. Trata-se de pessoas movidas pela adrenalina, que não conseguem se satisfazer apenas com treinamentos em academias ou esportes tradicionais.

Uma das atividades mais procuradas por elas é o mergulho, que, além da adrenalina, oferece um contato especial com a natureza. Se você tem curiosidade de conhecer as mais variadas espécies de peixes, corais e baleias, confira abaixo os benefícios da prática e os melhores destinos para o mergulho no Brasil.

Quais são os benefícios de mergulhar?

O mergulho é um esporte que garante muita adrenalina a seus praticantes, além de outros benefícios à saúde. Confira alguns a seguir:

Ganho de força e flexibilidade

No mergulho, devido à resistência da água e da corrente, os músculos são muitos exigidos. A locomoção durante uma prática muito longa equivale a uma atividade física pesada.

Controle de respiração

Durante o mergulho, o praticante respira lenta e profundamente — e essa atividade é essencial quando nosso organismo precisa conservar e otimizar o consumo de ar. Outra vantagem proporcionada pelo controle da respiração é a redução da frequência cardíaca, que promove uma sensação de calma e leveza.

Além disso, a respiração lenta e profunda é semelhante à que fazemos enquanto meditamos. Isso torna o esporte um poderoso aliado da higiene mental.

Sensação de bem-estar e felicidade

A água tem inúmeros efeitos terapêuticos alternativos. Para muitas pessoas, é uma das atividades que trazem de volta a sensação de estar no útero de sua mãe — que corresponde a sentimentos de segurança.

O contato com a natureza nos traz a sensação de admiração e reverência, de estar em sintonia com todos os movimentos ao nosso redor. As cores e as formas dos corais e peixes, além dos outros seres, já são o necessário para resgatar o bom humor e a sensação de liberdade.

Exposição ao sol

A exposição aos raios solares ajuda na produção da vitamina D em nosso corpo. Esse componente ajuda na absorção de cálcio por nosso organismo, proporcionando ossos fortes e saudáveis, e também na produção de endorfina em nossos cérebros.

Quais são os 5 melhores lugares para a prática do mergulho no Brasil?

O Brasil é um país extremamente convidativo para a prática de esportes aquáticos, pois conta com uma costa litorânea de mais de 7 mil quilômetros de extensão. E, dentro dessa diversidade toda, escolhemos 5 locais exuberantes para você cair no mar. Confira!

1. Fernando de Noronha — Pernambuco

O arquipélago, que foi eleito Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, é considerado um dos melhores lugares para o mergulho no Brasil. Com uma biodiversidade enorme, águas mornas e grande visibilidade, a ilha de Fernando de Noronha é procurada por praticantes do esporte o ano inteiro.

Os melhores pontos para o mergulho no local são:

  • Laje dos Cabos;
  • Buraco do Inferno;
  • Cagarras;
  • Cabeça das Cordas;
  • Cordilheiras;
  • Ilha do Meio;
  • Laje Dois Irmãos;
  • Caverna da Sapata.

2. Bonito — Mato Grosso do Sul

Cidade que se destaca como local de práticas esportivas voltadas para a natureza, Bonito é ideal para o mergulho em água doce — com destaque para as belíssimas cavernas. Os pontos mais procurados mais para a prática do mergulho são o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa.

Mas também se destacam o Rio da Prata e o Formoso, que são ricos em espécies de peixes (como o Dourado, a Piraputanga, o Pintado e a Cachara). A vegetação aquática e os paredões de pedras calcárias são marcas registradas dessa linda cidade.

3. Guarapari — Espírito Santo

Com mais de 220 espécies marinhas identificadas, Guarapari se destaca como um dos municípios com a maior biodiversidade de peixes de recife do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Ictiologia. Além de contemplar a rica fauna e flora marinha, você poderá visitar o Victory 8B, navio que foi afundado propositalmente para a criação de recifes artificiais.

Os principais pontos de mergulho na região são:

  • as Ilhas Rasas e a Ilha Escalvada;
  • Naufrágio Victory B8;
  • Ponta do Siribeira;
  • Faria Lemos;
  • Rebocado;
  • Bellucia;
  • Três Ilhas.

4. Abrolhos — Bahia

O belo arquipélago de Abrolhos é outro local privilegiado para os mergulhadores, com corais belíssimos e fauna marinha diversificada. Se o praticante estiver em um dia de sorte, poderá contemplar também o desfile das baleias Jubarte que frequentam o local — uma experiência inesquecível!

O arquipélago é formado por cinco ilhas: Sueste, Guarita Siriba, Redonda e Guarita. As águas de Abrolhos não são tão quentes e cristalinas quanto em Fernando de Noronha, mas têm visibilidade de 30 metros e uma temperatura que pode chegar a 20º C.

Mesmo assim, o local consegue competir com o arquipélago pernambucano como um dos mais procurados do país para a prática do mergulho. Para chegar à região, é necessário pegar um barco na cidade de Caravelas, no sul da Bahia.

5. Arraial do Cabo — Rio de Janeiro

Pela facilidade de acesso, a cidade de Arraial do Cabo é perfeita para o mergulho em qualquer época do ano. Ela fica na região dos lagos, no estado do Rio de Janeiro — composta por outras cidades de praias belíssimas e conhecidas, como Búzios e Cabo Frio, por exemplo —, a 140 quilômetros da capital.

O local também apresenta grande diversidade de fauna marinha. E, com suas águas cristalinas, a região ganhou o apelido de caribe brasileiro.

A cidade tem aproximadamente 30 pontos de mergulho, com águas transparentes e uma variedade de corais, tartarugas marinhas, estrelas do mar, peixes coloridos, arraias pintadas etc. A água é considerada gelada pelos frequentadores, com a temperatura podendo chegar a 15 ºC, mas uma boa roupa de mergulho alivia a sensação de frio.

Seja qual for a região, não há desculpas para você não praticar o mergulho no Brasil, pois as opções são inúmeras. Nosso país tem dimensões continentais, com climas e relevos diferentes, que atendem aos mais diversos gostos. Já passou da hora de você colocar a mochila nas costas e partir rumo à natureza, não acha?

E aí, gostou do nosso post? Deixe um comentário contando o que achou dos locais indicados e dando dicas de pontos interessantes para mergulho no Brasil!

Tags:
Deixe um comentário

Share This