Meditação no esporte: como ela pode melhorar a performance do atleta?

  • Home
  • Esportes
  • Meditação no esporte: como ela pode melhorar a performance do atleta?

Muitos atletas buscam fora da modalidade que praticam formas de melhorar seus desempenhos no esporte. O que pouca gente pensa é que talvez o segredo não esteja em outras atividades de impacto. Pelo menos, não impacto físico, mas emocional e da mente.

A meditação no esporte pode ser uma grande aliada de esportistas de categorias diversas. Na verdade, a meditação pode ajudar qualquer pessoa, seja qual for a sua ocupação. Veja neste post alguns benefícios que essa prática traz para atletas. Confira!

O que é meditação?

A mente humana é a maior força que carregamos, como se fosse uma habilidade natural nossa. Os pássaros têm asas, você tem seus pensamentos. Não é à toa que surgiram diversas teorias sobre a o poder que as nossas ideias têm. Muitos acreditam, inclusive, que influam na sorte ou no destino de cada um.

Não é possível afirmar isso cientificamente, mas há benefícios comprovados. Mais do que ficar concentrado ou em silêncio, a meditação é simples e menos mistificada do que se imagina. Basicamente, é o ato de concentrar-se em si, contemplando a existência. Acredite: mais do que qualquer aula de ética, um olhar para si próprio diz muito sobre a vida.

Esvaziar a mente, cortar as ligações com o mundo exterior, e apenas ser. A meditação é muito antiga e, provavelmente, existe com o homem desde o princípio. Não pense nela como algo religioso, a meditação no esporte é ciência. Saiba agora como ela pode lhe auxiliar na sua evolução.

A meditação no esporte e o estresse

Hoje, boa parte da população vive estressada. Agora, imagine pessoas que treinam durante anos para momentos que duram minutos, às vezes, horas. Assim é a vida de um atleta, e o estresse pode atrapalhar nos momentos mais importantes.

Para resolver isso, a solução pode ser a meditação. Mais de uma pesquisa já apontou mudanças significativas no cérebro de quem pratica. Além de alterações positivas quanto à memória e o ganho de massa cinzenta, pode haver redução do estresse e ansiedade. Estes dois últimos estão entre os maiores vilões do esporte.

Pode parecer bobagem, mas atletas extremamente talentosos têm seu desempenho afetado por esses obstáculos. Estudos indicam que a meditação no esporte pode diminuir os níveis de cortisol — hormônio do estresse — no corpo. As funções do seu corpo ficam mais estabilizadas quando você se mantém calmo e relaxado.

A meditação pode ajudar a conquistar esse equilíbrio, auxiliando em outros momentos. É o que veremos no próximo benefício a seguir.

Melhore a qualidade do seu sono

Todo mundo já deve ter experimentado aquela sensação horrível de deitar na cama, depois de um dia longo de trabalho, e não conseguir dormir. A gente começa a pensar na conta que chegou, no problema do trabalho ou naquela discussão. Mas como não dormimos, mesmo estando exaustos?

O fato é que tanto o estresse físico, quanto o mental, pode afetar a qualidade do seu sono. Mesmo que o atleta esteja com o corpo fadigado, seu cérebro não consegue descansar. Justamente, o estado de relaxamento do qual falamos acima é que vai te ajudar a dormir melhor. Diminuir o estresse ajuda na saúde do seu sono, e esse período do dia é de extrema importância para os esportistas.

Recuperação e ganho muscular

Claro que a recuperação muscular depende da boa alimentação e dos próprios exercícios físicos. Mas muita gente esquece que o músculo se recupera — e cresce de verdade — durante o sono. Enquanto você dorme é que seu corpo libera o que precisa para voltar “novo” e mais forte.

A meditação no esporte vai te auxiliar a dormir de forma mais positiva para a saúde. E no sono profundo que hormônios anabólicos, como o GH e a testosterona, são liberados pelo corpo. Nesses estágios do sono (que devem acontecer de 4 a 6 vezes enquanto você dorme), o corpo recupera o tecido muscular e ajuda o atleta a encarar o próximo treino.

Você pode evitar mudanças de humor, ansiedade, depressão, excesso de peso e até perda do controle motor se dormir bem.

Conheça-se de uma forma mais sincera

Um dos grandes males da humanidade é a dificuldade de reconhecer a si. Grandes autores já falaram sobre o distanciamento que a nossa imaginação cria daquilo que realmente somos. Com os praticantes do esporte não é diferente, a não ser que também pratiquem a meditação.

Cada vez mais, o acompanhamento psicológico de atletas é comprovadamente eficaz par uma atuação positiva. Eles não precisam enfrentar apenas as dificuldades físicas, mas os problemas que afetam qualquer indivíduo. Nossas fraquezas invisíveis se materializam na insegurança, falta de identidade, autoconhecimento e, para os atletas, podem provocar a famosa “pipocada”.

A meditação no esporte abre nossa percepção sobre nós mesmos. Assim como nos mostra aquilo que temos de positivo, traz à tona as fragilidades. Lembre-se, só combatemos aquilo que conhecemos. Sabendo o que acontece em você, fica mais fácil descobrir a solução. Meditar conecta você com as respostas que seu corpo dá para cada situação e dificuldade.

Aumente sua resistência

Ok, sua resistência física nós sabemos que está em dia. O problema é que seus adversários também treinaram seus corpos. Sua vantagem pode estar nos estímulos que sua mente promove em campo. Não adianta poder, você precisa saber e acreditar que pode.

Já foi comprovado que a prática regular de meditação age diretamente sobre as nossas células, beneficiando significativamente nosso corpo e mente. Além de reforçar a imunidade e também melhorar a resistência física. Principalmente porque diminui o estresse e melhora o seu sono, como vimos anteriormente.

Finalmente, mais pesquisas apontam um equilíbrio maior da serotonina, endorfina e dopamina no corpo de meditantes. O seu corpo já produz tudo isso, agora é preciso combater o que causa o descontrole. Esses neurotransmissores vão ajudar a suportar dores, motivar e dar foco, aumentar a satisfação e o prazer, assim como trazer outros benefícios.

Quem tem uma rotina de treino sabe que é impossível atingir uma meta sem o trabalho mental. É importante manter-se concentrado, e a prática da meditação no esporte ajuda os atletas a resistirem aos efeitos dos seus esforços. A atenção fica em sua técnica esportiva, fazendo com que os esportistas tenham uma maior capacidade e êxito na conquista de seus objetivos.

A Wöllner traz essa e outras dicas para ajudar você a construir uma vida mais saudável e prazerosa. Curtiu nosso conteúdo sobre meditação no esporte de hoje?

Então, deixa um comentário no post, contando um pouco da sua experiência ou curiosidade sobre a meditação!

Tags:
Deixe um comentário

Share This