5 lugares mais bonitos do Brasil

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Essa atividade além de prazerosa nos proporciona a possibilidade de vivenciar novas experiências, descobrir outras culturas e adquirir mais conhecimento acerca do mundo. Por isso conhecer os lugares mais bonitos do Brasil deve ser uma das prioridades dos apreciadores da vida outdoor.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só no exterior que se encontram belos lugares para viagens. O Brasil também conta com excelentes destinos e pode ser uma opção mais barata do que as viagens internacionais. Optar pelos destinos nacionais é uma forma de conhecer melhor a cultura e a riqueza natural que o país possui, além de ser uma prazerosa maneira de aquecer a economia local.

A natureza exuberante do nosso país criou lugares paradisíacos que incluem matas, cachoeiras, lagoas, dunas e inúmeros outros locais onde ela nos proporciona maravilhosos espetáculos. Entre eles, podemos destacar a Gruta do Lago Azul, o Parque do Jalapão, a Duna do Pôr do Sol e o Cânion de Furnas.

Esses são alguns dos destinos que conheceremos ao longo do post. E aí, está preparado para embarcar nessa aventura e conhecer os lugares mais exuberantes do Brasil? Então continue a leitura!

Dunas de Genipabu

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu está localizado em uma área de preservação ambiental no município de Extremoz, distante cerca de 20 quilômetros de Natal. Essa região turística do Rio Grande do Norte possui imensas dunas de areia branca que, além de atrair muitos visitantes, já foram cenário para novelas famosas como Tieta do Agreste e O Clone.

A principal atração do local são as dunas, mas a praia e a Lagoa de Genipabu também são ótimos atrativos. A região é muito procurada por turistas e é fácil encontrar hotéis, pousadas e casas de veraneio. Além disso, a culinária é mais um charme do local e os visitantes podem se deliciar com pratos típicos de camarão e peixe.

A diversão também não fica de fora desse passeio. Os turistas podem escolher diversas opções que incluem andar de dromedário, passear de quadriciclo ou praticar o chamado “esquibunda”, atividade que consiste em sentar em uma prancha de madeira e descer pelas dunas até a bela Lagoa de Genipabu, com sua coloração azul-turquesa.

Outra atração típica das dunas são os passeios de buggy, que originaram a expressão: “com ou sem emoção”? Os bugueiros são como guias turísticos do local e é possível reservar um dia inteiro para conhecer toda a área sendo guiado por um deles.

Gruta do Lago Azul

Descoberta por um índio em 1924, a Gruta do Lago Azul é um dos pontos turísticos mais encantadores do Brasil. O local se encontra no estado do Mato Grosso do Sul, a 21 quilômetros da cidade de Bonito, e oferece um passeio dentro de uma das maiores cavernas inundadas do planeta.

A aventura na Gruta do Lago Azul engloba uma longa trilha até a entrada, seguida pelo caminho rochoso no interior da gruta. Logo após, se encontra uma escadaria de 300 degraus até a plataforma, onde é possível admirar o lago com sua água de um tom azul intenso e profundidade estimada em cerca de 90 metros.

Não é permitido aos visitantes praticar mergulhar no local, mas apenas a oportunidade de contemplar essa paisagem rara já vale todo o passeio.

Além do lago, os turistas também podem observar os espeleotemas e as formações geológicas de milhares de anos. Por isso o local é famoso não só por sua beleza, mas também por ser uma fonte de grande conhecimento histórico. Ao longo dos anos, estudiosos encontraram no lago diversos fósseis de animais extintos, como o Tigre-Dente-de-Sabre e a Preguiça Gigante.

Cânion de Furnas

A cerca de 280 quilômetros da capital mineira, o Cânion de Furnas está localizado na cidade de Capitólio e é a atração mais conhecida do local. A região possui duas grandes quedas-d’água de aproximadamente 20 metros de altura capazes de encantar os turistas que se aventuram por lá.

Algo interessante sobre o local é que a beleza da região não foi esculpida somente pela natureza. Na verdade, o homem teve um grande papel na formação dessa atração que se tornou um dos lugares mais bonitos do Brasil. Isso se deve, em grande parte, à construção da barragem da usina hidrelétrica de Furnas, que deu origem ao lago e ao cenário dos cânions do local.

O passeio pela região é realizado com barcos ou lanchas. Assim, o turista pode ver os enormes paredões bem de perto e aproveitar as cachoeiras que se encontram por lá. Aliás, algumas delas são bem populares, como a do Lago Azul, que conta com duas quedas d’água que criam uma bela piscina natural de tom esverdeado, e o chamado Paraíso Perdido, área que conta com diversas cascatas e é excelente para praticar trilhas, rapel e tirolesa.

Outro lugar que deve ser visitado é o Mirante dos Cânions. Esse é o ponto ideal para quem quer ter uma visão panorâmica do local para contemplar toda a beleza que a natureza proporciona.

Duna do Pôr do Sol

Situada no estado do Ceará, ao lado da vila de Jericoacoara, a Duna do Pôr do Sol ganhou a fama de possuir o mais belo pôr do sol do país. O local faz jus à fama e é procurado por turistas e nativos todos os dias ao entardecer. Além disso, a região foi transformada em Parque Nacional e ganhou a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A peregrinação começa próximo às 17 horas. Nesse momento, os contempladores se deslocam para o alto da duna, a fim de conseguir a melhor vista possível dos últimos raios de luz solar que dão tons de rosa, laranja e amarelo para o fim do dia, enquanto o sol se esconde por trás de um mar espelhado.

Além das centenas de visitantes que assistem ao pôr do sol, o momento conta com grupos de capoeira que praticam o esporte aos pés da duna. Também é possível observar os praticantes de kitesurfe no mar e, em alguns dias, pode-se encontrar casais fazendo seus votos nas areias da duna. O fim desse espetáculo sem preço tem uma energia cativante fortalecida pelos aplausos e assobios de admiração dos espectadores.

Um fato interessante e triste a respeito do local é que essa grande beleza um dia pode acabar. Uma placa do Parque Nacional de Jericoacoara avisa que a Duna do Pôr do Sol, com aproximadamente 500 anos de existência, se desloca de 10 a 20 metros por ano devido aos ventos fortes da região. Agora a duna está de frente para o mar e um dia pode desaparecer nele. Portanto não perca tempo e aprecie essa beleza enquanto a duna não some!

Parque Estadual do Jalapão

Localizado no Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é um dos melhores destinos para amantes do turismo e da aventura. A região surpreende por sua beleza e seu cenário imponente recheado de cachoeiras cristalinas, dunas alaranjadas, chapadões e piscinas naturais verde-esmeralda.

Os pontos turísticos mais populares são:

  • as Dunas do Jalapão, uma vasta extensão composta por areias finas e alaranjadas com cerca de 40 metros de altura;
  • a Cachoeira da Velha, uma linda queda-d’água com aproximadamente 15 metros de altura;
  • a Cachoeira do Formiga, uma das mais belas da região com suas águas de tom verde-esmeralda;
  • a Serra do Espírito Santo, uma grande formação rochosa com vista para as dunas da região;
  • o Fervedouro Bela Vista, um encantador poço de água azul com 15 metros de diâmetro;
  • a Prainha do Rio Novo, uma faixa de areia fininha que faz um belo contraste com as águas límpidas do rio;
  • os Povoados de Mumbuca e Prata, comunidades quilombolas que preservam a cultura local.

Um lugar maravilhoso, não é mesmo? Porém as atrações não acabam aqui e, para os mais aventureiros, a região do Jalapão também oferece diversas possibilidades. Entre os esportes praticados na área, podemos destacar o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

Essas excelentes opções nacionais possuem outra vantagem além da beleza indiscutível: a alta do dólar. Isso mesmo! Com a moeda americana em alta, os preços para viagens ao exterior aumentam, enquanto os destinos nacionais continuam com pacotes mais acessíveis. Ou seja, esse é o momento ideal para conhecer mais o nosso próprio país.

Como você pôde perceber, o Brasil possui muitos lugares belos que são ótimos para um passeio com aquela pessoa especial. Seja para tirar uns dias para relaxar ou para curtir momentos de aventura e adrenalina, os destinos citados são opções perfeitas para qualquer amante da vida ao ar livre. Sendo assim, você não pode deixar de ir conferir pessoalmente toda a grandiosidade dos lugares citados ao longo deste conteúdo!

Agora você já conhece os lugares mais bonitos do Brasil e tem excelentes opções para sua próxima viagem, certo? Então se aprofunde mais no assunto e descubra quais são os melhores lugares para acampar no Brasil!

Tags:
Blog Comments

irado!!!

Qual o lugar da foto?

abs

Fala, Paulo! Esse lugar incrível aí é o Cânion de Furnas no Capitólio – Minas Gerais.

Deixe um comentário

Share This