5 dicas para hidratar o corpo no verão

É verão e todo mundo quer aproveitar o clima bom que chega com as altas temperaturas: sair do trabalho e curtir o pôr do sol, alongar o sábado na praia, correr com uma paisagem vibrante, viajar, acampar, fazer um mochilão durante as férias etc. O calor estimula que as pessoas saiam mais de casa e se exercitem, se movimentem! E para desfrutar de todos esses momentos em segurança e com saúde não dá para esquecer de hidratar o corpo.

Cerca de 70% da composição do nosso organismo é água. Ela é fundamental para realizar uma série de atividades vitais: funções metabólicas, fisiológicas, neurológicas, gastrointestinais, e por aí vai. Quando estamos em dias de muito calor, já reparou como dá uma sensação de alívio tomar um copo de água? Nesses dias, o cuidado deve ser redobrado para evitar a desidratação, cujos sintomas são dor de cabeça, corpo fraco e tontura.

Nesse post, preparamos 5 dicas de bebidas e alimentos que você pode consumir para ajudar a manter seu corpo hidratado. Confira:

1. Beba água

A principal fonte de hidratação do nosso corpo é mesmo a água. Apesar disso soar um pouco óbvio, muita gente se esquece de consumir água durante o dia, lembrando apenas quando sente muita sede ou os primeiros sintomas de desidratação. O recomendado é ingerir cerca de 2 litros por dia.

Se você tem dificuldade de lembrar de tomar água, leve uma garrafinha em sua mochila e deixe na sua mesa de trabalho ou proximidades. Você vai perceber que terá mais facilidade de beber água. Se necessário, coloque um alarme ou despertador para lembrá-lo. Alguns aplicativos, como o Waterbalance ou o Water your body, também ajudam nisso.

2. Opte pelo suco de frutas

É uma boa pedida para quem não está tão acostumado a beber água. Mas atenção: o consumo de sucos não substitui a necessária ingestão de água. Apenas ajuda a reforçar a hidratação do corpo. O bacana é que você pode combinar ingredientes à sua escolha, e até mesmo reforçar os nutrientes que quer consumir.

No caso de um suco verde, por exemplo: além de se hidratar, você ingere vitaminas e sais minerais importantes para a regulação do organismo. Só não vale exagerar na quantidade de açúcar. Se puder, até mesmo evite colocar esse ingrediente. Fique com o sabor das frutas!

3. Reponha os nutrientes com bebidas isotônicas

São indicadas para quem transpira muito, principalmente depois de alguma atividade física. Atletas amadores e profissionais costumam ingerir as bebidas isotônicas para repor os sais minerais perdidos durante a prática de esportes. Você pode encontrá-las no mercado, ou até mesmo prepará-las em casa, com ingredientes muito fáceis de encontrar (a água de coco, por exemplo, é um isotônico natural).

De novo, vale o alerta: a ingestão de isotônicos não substitui o consumo de água. Deixe para beber isotônicos em momentos nos quais você perdeu muita água e de forma muito rápida. No dia a dia, o consumo de 2 litros de água deve ser suficiente para manter o corpo hidratado.

4. Refresque-se com água de coco

Uma variação para quem não quer beber isotônicos artificiais, mas precisa repor sais minerais e vitaminas. A água de coco, além de ser deliciosa, é uma importante fonte de hidratação. Rica em nutrientes, é ideal para repor os eletrólitos perdidos no suor, depois de uma atividade física intensa, por exemplo.

O recomendado é beber direto da fruta, mas, se você não encontrar o coco in natura, pode beber a água industrializada. Hoje, existem diversas marcas no mercado que não adicionam conservantes e outros produtos químicos ao produto, deixando-o o mais natural possível.

5. Coma frutas e vegetais ricos em água

Além de preparar sucos, tente consumir mais frutas e vegetais durante essa época do ano. Alimentos ricos em água podem ajudá-lo a manter o nível de hidratação. Alguns deles:

  • pepino, melancia, melão, framboesa, abacaxi, ameixa vermelha, maçã, melão, laranja, acerola.

Experimente acrescentá-los às suas refeições (em uma salada caprichada, por exemplo) ou até mesmo como sobremesa. Substituir o doce por uma fruta rica em água é saudável e ajuda na nutrição e na hidratação.

Confira outras dicas para hidratar o corpo no verão

  • Se você for praticar algum exercício físico no calor, aumente o consumo de água antes de começar a atividade. Leve com você, na sua mochila ou equipamento, uma garrafinha de água. Durante a prática, beba pequenos goles para manter a hidratação;
  • Reduza o consumo de sal durante as refeições. O sal retém líquidos e pode desidratar suas células, além de aumentar a sensação e aparência de inchaço.
  • Evite (ou reduza) o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool desregula todo nosso sistema de hidratação: naturalmente, o corpo produz um hormônio antidiurético conhecido como ADH, que é responsável por manter a hidratação do corpo. Quando bebemos algo alcoólico, a produção desse hormônio é inibida, e passamos a urinar mais.
  • Fique de olho na cor da sua urina: se ela estiver muito amarelada, pode ser um sinal de que você precisa tomar mais água. A cor natural da urina é amarelo claro. Consulte um médico sempre que estiver com dúvidas.
  • Evite tomar refrigerantes: eles possui substâncias como sódios e corantes, que não ajudam a hidratar o corpo. Energéticos também não são uma boa pedida.
  • Evite alimentos gordurosos antes de fazer exercícios: carne seca, frituras e biscoitos, por exemplo. Além de serem ricos em açúcares e outras substâncias nocivas ao corpo, também não ajudam na hidratação. E, como você vai perder bastante água (suor) durante a prática de esportes, é melhor evitá-los.

Hidratar o corpo é muito importante para manter a saúde durante o verão. E fica muito mais fácil quando você anda com uma garrafinha de água (ou outra bebida de sua preferência) por perto. Lembre-se de levar sempre na sua mochila ou pasta de trabalho um isotônico natural, como uma água de coco. Assim, você garante sua hidratação ao longo do dia, sem precisar ficar se lembrando toda hora de beber um copo d’água.

O que você achou das nossas dicas? Tem alguma sugestão bacana para manter o organismo bem hidratado? Conta pra gente nos comentários!

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