Guia prático de trilhas para acampar

Se você não resiste a uma trilha, deve saber que existem diferentes tipos e, para cada um deles, um conjunto de acessórios e roupas que precisam caber na mochila. Isso porque as necessidades de uma travessia, por exemplo, jamais serão iguais às das trilhas para acampar.

É para te ajudar a entender melhor esses detalhes e se preparar para uma nova aventura que fizemos este guia prático. Abaixo você encontra o que levar, quais roupas considerar e alguns roteiros para incluir no seu planejamento. Vem com a gente?

O que vestir

Antes de decidir a roupa, você precisa de duas informações básicas: para onde e quando você vai. Parece óbvio, mas é fácil esquecer as particularidades de cada lugar. Estude o local, olhe a previsão do tempo quando o dia estiver se aproximando e escolha o melhor tipo de tênis, meia e roupa.

Fique atento às temperaturas máximas e mínimas, considerando esta como sendo a de madrugada e, portanto, optando por um saco de dormir mais ou menos quente.

Não leve muita roupa, mas o suficiente para dias mais frescos e mais abafados, e pense sempre a possibilidade de lavá-la. Essa dica é ótima especialmente para travessias, que costumam ser mais longas e duram mais que dois dias.

O que levar de acessório

Bom, você está planejando um acampamento. Isso inclui alguns itens básicos: barraca, saco de dormir, isolante térmico. Dependendo do tipo de camping, você precisará pensar em uma estrutura maior ou menor.

Camping selvagem, por exemplo, inclui levar consigo toda a estrutura para uma boa estadia e a levar consigo todo o lixo produzido ao longo do tempo. O acampamento organizado, por sua vez, já cede toda a estrutura de segurança, higiene pessoal e cozinha.

Tenha em mente, portanto, em qual estrutura pretende ficar. Estude os prós e contras, faça um orçamento e opte por aquela que melhor combina com a experiência que você quer ter.

As trilhas para acampar que você precisa fazer

Vale do Pati

Trilhas para Acampar - Vale do Pati

Foto por aventurismus.com.br


Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina (Bahia), é considerada a trilha mais linda da América do Sul. Isso porque ela abraça várias belezas naturais: vales, cachoeiras, montanhas, piscinas naturais e a mata atlântica.

São 70km que podem ser percorridos em aproximadamente oito dias, ainda que exista uma rota mais curta que permite a realização em apenas quatro. Dispõe de alguns campings, mas também permite uma experiência mais selvagem.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Trilhas para Acampar - Parque Nacional da Serra da Bocaina

Foto por icmbio.gov.br


Passível de ser realizada em três dias, a trilha fica na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, é uma das maiores áreas protegidas da mata atlântica.

Dentre seus principais atrativos turísticos, vale a pena citar dois: a Trilha do Ouro e as cachoeiras de Santo Isidro. É extremamente rica de fauna e flora, com espécies ameaçadas de extinção. Assim como a anterior, é possível encontrar algumas opções de camping.

Ponta da Joatinga

Trilhas para Acampar - Ponta da Joatinga

Foto por trilheiros.net


Uma península situada em Paraty que vai até perto de Trindade, o percurso inclui montanhas, praias desertas, cachoeiras deslumbrantes e uma área preservada da mata atlântica.

Pode ser percorrida em aproximadamente três dias, e o trekking varia de moderado a difícil. Por ser melhor percorrida no verão, por conta das praias e piscinas naturais, é preciso se preparar para um clima bem úmido e quente. A melhor forma de camping aqui é o selvagem.

Caso você se interesse apenas pela parte do camping, vale lembrar que falamos anteriormente sobre os melhores lugares para acampar no Brasil.

Agora, se você já se encantou por algum desses lugares e está planejando sua próxima viagem, vem aqui que temos uma surpresa para você: um checklist de tudo que você precisa levar. Clique na imagem abaixo para acessar, baixar e imprimir!

Checklist com tudo para levar em trilhas para acampar

Deixe um comentário

Share This