Esportes de aventura: tire aqui suas dúvidas

Eles são pura adrenalina, ajudam a manter o corpo em forma e ainda estimulam você a buscar desafios pessoais. Se você é fã dos esportes de aventura, mas ainda não sabe muito bem como começar a praticá-los, vai encontrar neste guia respostas para as suas principais dúvidas.

Lembre-se que para ter uma vida saudável a prática de esportes torna-se essencial para você atingir seus objetivos de uma maneira mais ágil e segura.

Ao final deste texto damos dicas de aplicativos que podem ajudá-lo a praticar o esporte da sua preferência. Quer saber mais? Venha conferir!

Quais modalidades posso praticar?

Algumas pessoas consideram esportes de aventura aquelas atividades que proporcionam mais adrenalina do que esportes comuns. Outras afirmam que o lugar onde se pratica também ajuda a definir o que é um esporte de aventura.

Canoagem, por exemplo, quando feita em águas calmas, não é exatamente uma prática de aventura. Quando realizada em descidas ou rios turbulentos, traz mais riscos e, por isso, pode ser considerada um esporte dessa modalidade.

Como essas classificações são muito relativas, vale lembrar que o importante mesmo é escolher um exercício que traga satisfação pessoal e os resultados que você busca.

Veja algumas sugestões!

Trilha

As trilhas são, geralmente, a porta de entrada para os esportes de aventura, pois não exigem tanta técnica quanto outras modalidades. O exercício é simples: basicamente, caminhar.

Claro que você pode adicionar desafios para que a atividade se torne mais desafiadora e, quanto mais obstáculos você incluir no trajeto, maior o nível de dificuldade.

Uma das maneiras de aumentar o grau de desafios é fazer trilhas próximas às montanhas ou em morros.

Petrópolis, por exemplo, no Rio de Janeiro, é um dos destinos turísticos mais conhecidos do país, mas pouca gente sabe que também existem diversas trilhas incríveis por lá. Se você não mora perto de nenhum local desse tipo, procure parques ou campings próximos.

Ciclismo em trilhas

É uma variação da trilha tradicional. Em vez de percorrer o caminho a pé, você usa a bicicleta. Nesse caso, é bacana encontrar um local onde você possa aumentar seus desafios, como uma montanha ou mata.

Ao fazer atividades que você não pratica diariamente (como passar por galhos, se sujar na lama, ter de atravessar pequenos córregos etc.), você enfrenta situações diferenciadas, que aumentam sua bagagem de vida. Certamente, esse é também um dos maiores benefícios dos esportes de aventura.

Parkour

Você já deve ter ouvido falar do Parkour, que virou febre há alguns anos, com imagens iradas dos praticantes pulando de muros, em construções mais altas, em parques e pistas de skate. Mas, o real objetivo desse esporte é interagir com a cidade e, ao mesmo tempo, se desafiar.

Por isso, você pode começar a praticá-lo em estruturas baixas, como balanços, rodas de playgrounds, bancos de praças, entre outros. A meta é criar jogos mentais que o estimulem a buscar seu próximo nível de preparação, e não sair por aí pulando de prédio em prédio.

Geocaching

Você já ouviu falar dessa modalidade? É muito interessante. Basicamente, é uma caça ao tesouro na vida real. Para começar a praticar, você precisa ter um GPS. Então, começa o exercício tentando encontrar um cache, geralmente, um compartimento resistente, como um pote de plástico, onde dentro ficam canetas, chaveiros e outros objetos deixados para troca.

No site oficial do Geocaching, você encontra informações sobre os caches ao redor do mundo, normalmente, eles estão divididos em níveis de dificuldade. A vantagem desse esporte é que ele cria uma dinâmica lúdica para a aventura.

Você se exercita e ainda é desafiado enquanto tenta encontrar os caches. Alguns deles trazem indicativos de que podem ser feitos de bicicleta, escalada etc.

Quais são os benefícios dos esportes de aventura?

  • estímulo ao desafio pessoal: o praticante se sente instigado a se aventurar cada vez mais, aumentando sua dedicação ao esporte e, consequentemente, sua técnica;
  • adrenalina: ela traz uma sensação de euforia e felicidade que, em certas doses, é benéfica ao organismo;
  • equivalem a treinos na academia: como esses esportes demandam alto nível de esforço e condicionamento, você treinará seu corpo ao praticá-los;
  • ganho de autoconfiança e segurança pessoal;
  • aumento da capacidade de lidar com situações extremas.

Por que é importante manter a frequência dos exercícios?

Esportes de aventura, assim como qualquer outra atividade física, precisam ser praticados com regularidade para trazer os resultados esperados. Além disso, esse tipo de modalidade provavelmente vai exigir de você um grau maior de dedicação, já que são esportes mais arriscados e que demandam, pelo menos, alguma técnica.

Se você parar por longos períodos, corre o risco de perder a prática e terá de recomeçar do zero, quando retomar os exercícios. Foque em um objetivo e tente alcançá-lo. Assim, você se manterá motivado e as chances de desistir são menores.

Conheça quatro aplicativos sobre esportes de aventura:

  1. Climbdroid (escalada): os próprios usuários fazem atualizações no sistema do app, acrescentando registros de rotas, dicas, fotos, entre outras informações que ficam disponíveis para outros alpinistas;
  2. Pro Altimeter (montanhismo): o app oferece informações como altitude, tempo e a topografia do local onde a montanha será escalada. Ele utiliza as informações do GPS e do sensor de pressão barométrica e indica esses dados. Também faz o cálculo do tempo de subida e descida, o que pode ser bastante útil;
  3. Bike Repair (ciclismo em locais extremos): para quem gosta de fazer trilhas de bicicleta em locais montanhosos ou com alto grau de dificuldade, esse app é uma espécie de “conselheiro” dos praticantes do esporte. Ele vem com uma lista de cerca de 70 problemas mais comuns que podem ocorrer durante o trajeto. Além disso, oferece explicações detalhadas de como resolver essas situações de forma simples e rápida.
  4. Windfinder Pro (surfe): Traz informações sobre vento, ondas e temperatura do mar em cerca de 4 mil pontos ao redor do mundo. Também informa as praias mais próximas da localização do surfista, e as condições para o surf.

Os esportes de aventuras são destinados para as pessoas que adoram sentir a adrenalina. Mas, lembre-se que eles deve ser realizados com muito cuidado. Sua segurança e bem-estar devem vir em primeiro lugar!

Se você curtiu nossas dicas para começar a praticar esportes de aventura, só falta escolher a mochila ideal para acompanhá-lo! Para isso, leia nosso próximo post e descubra como escolher a melhor mochila para você!

Tags:
Blog Comments

[…] as cachoeiras da Velha (com queda de mais de 15 metros de altura) e da Formiga. Para quem gosta de aventura, um dos passeios mais procurados é o rafting no Rio […]

Deixe um comentário

Share This