Escalada esportiva: por onde começar?

Hoje, o acesso a diversos esportes e atividades que contribuem para o nosso prazer e bem-estar se tornou mais fácil. Muitas pessoas buscam diferentes práticas, sejam ao ar livre ou que trabalhem o corpo sem depender de equipamentos de musculação, por exemplo.

A escalada esportiva pode ser o caminho para ter uma vida mais ativa e saudável. Por isso, respondemos as principais dúvidas daqueles que estão começando ou querem começar esse tipo de exercício. Confira as dicas e informações que elencamos a seguir!

Conheça essa prática milenar

Escalar rochas, montanhas e outras estruturas é uma prática muito antiga e que ajudou na sobrevivência do homem. Hoje a escalada se tornou muito mais técnica, e vemos grandes esportistas espalhados pelo mundo todo.

Os primeiros escaladores faziam suas empreitadas ao ar livre, nas vias naturais formadas ao nosso redor. Na década de 70, alguém na Ucrânia decidiu que não ia passar a temporada de inverno sem escalar. A ideia foi recriar as estruturas com pedras nas paredes de casa.

Já no fim da década de 80, era realizado o primeiro campeonato de escalada esportiva com parede artificial. A escalada esportiva pode ser uma atividade libertadora, que requer equilíbrio psicológico, força e resistência. A seguir vamos mostrar as modalidades de escalada indicadas para quem quer começar.

Modalidades de escalada esportiva

A escalada esportiva pode acontecer em vias naturais, como rochas e montanhas. O atleta precisa conhecer o local da escalada, saber onde ficam as fendas e os caminhos que oferecem mais ou menos desafios — isso faz toda diferença!

Muitos ainda preferem começar com a escalada em paredes artificiais, que oferecem mais segurança. Hoje, o acesso aos ginásios e equipamentos está cada vez mais fácil — outro fator que tem inspirado muitos iniciantes a se tornarem competidores.

As escaladas de competição já acontecem desde os anos 60 na Europa. Os atletas realizavam disputas de velocidade em paredões naturais. O treino para as competições é diferente, e gostar das rotinas dessa modalidade varia muito de uma pessoa para a outra.

Por falar em treino, você vai precisar estar com um bom preparo físico para começar na escalada.

Mantenha corpo e mente em equilíbrio

A escalada esportiva requer, além de muita determinação, grandes esforços físicos dos praticantes. O mais correto é passar por uma preparação do seu condicionamento. Você pode optar por exercícios livres, fora os primeiros passos da escalada.

Crie rotinas de treinos com flexões e exercícios na barra, além de fazer caminhadas em meio à natureza. Caso você já pratique outro esporte, como natação, ciclismo ou corrida, procure manter. Ganhe força e resistência, sem esquecer da boa alimentação. Não existe a dieta perfeita para um escalador, mas você pode optar por uma alimentação mais balanceada e saudável.

Progressão e persistência

Praticar a escalada esportiva requer, além do preparo físico, um psicológico apurado. Os obstáculos e as dificuldades podem colocar o praticante em condições muito adversas. Por isso, preocupe-se em superar as suas próprias barreiras.

Não tente escalar uma parede maior do que você consegue. Suas apostas devem acontecer em doses menores no começo. Você não vai chegar nas maiores escaladas da noite para o dia, é preciso determinação e paciência.

Preze pela sua segurança

Você precisa respeitar suas limitações físicas e se proteger com equipamentos de segurança. Esportistas mais experientes praticam o que chamamos de solo, sem o uso de muitos equipamentos.

Para quem está começando, é importante ter um bom capacete, arnês ou baudrier, cordas dinâmicas — que sustentam o escalador — e saco de magnésio — que garante mãos livres de umidade e suor. Pares de sapatilhas específicos para a prática também são essenciais.

Analise bem a via

Algumas técnicas servem também como medidas de seguranças. Esse é o exemplo da visualização. Basicamente, todo escalador “imagina” sua escalada antes de fazê-la. Com uma estratégia de escalada esportiva pensada antes da ação, as chances de sucesso são maiores.

Preste atenção nas marcas deixadas pelo magnésio e pelas sapatilhas de outros atletas. Para quem está começando, pode ser uma boa seguir os caminhos mais utilizados na via por outros. Os trajetos mais utilizados deixam marcas mais nítidas. Com o tempo, as marcas na parede, além de desnecessárias, podem até tirar um pouco da graça do esporte.

Escolha o lugar certo

Começando pelo fato de que conhecer o lugar sempre é uma vantagem — principalmente em vias rochosas naturais. No início, busque lugares com menos desafios e evolua gradualmente. Você pode praticar a escalada esportiva em diversos cenários.

Seja em rochas, prédios e estruturas urbanas ou em paredes artificiais, você pode encontrar diversos lugares para escalar. Aos iniciantes é indicada a prática em academias e ginásios especializados, que proporcionam um ambiente seguro e controlado.

Os muros artificiais têm surgido no mundo todo, inclusive no Brasil, promovendo a mais intensa evolução de atletas e da atividade desportiva. Com a experiência, muitos ingressam nas escaladas esportivas tradicionais, em rochas e montanhas. Alguns locais no Brasil fazem sucesso entre os escaladores, como a Serra do Cipó (MG), Pão de Açúcar (RJ), Pedra do Baú (SP) e lugares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (também no Rio de Janeiro).

Comece do jeito certo

Como em qualquer outra atividade física, a escalada esportiva exige uma respiração correta. Procure não segurar o ar e manter um ritmo contínuo entre inspirar e expirar. Manter uma intensidade condizente com o seu esforço e movimento, ajuda no seu desempenho.

Calibre a força nas agarras que você utiliza e poupe sua energia. Muitas vezes a tensão pode fazer com que você imprima mais força do que realmente precisa. A sobrecarga pode até limitar seus movimentos. Futuramente, cada esforço economizado fará você vencer vias cada vez mais difíceis.

Todo escalador sabe que a força vem de baixo na maior parte do tempo. As pernas devem ser o seu meio mais desenvolvido na escaladas. Encaixar bem a posição dos seus pés e das pernas pode fornecer o descanso necessário para as mãos e os braços. Os membros superiores mais precisam manter o equilíbrio do que realmente fazer força.

Busque ajuda especializada

A escalada esportiva é uma prática que alimenta corpo e alma de quem busca aventura e adrenalina. A atividade traz inúmeros benefícios para o corpo, além de diminuir o estresse diário — uma ótima opção para quem busca uma saúde melhor e um estilo de vida outdoor. Ainda assim, trata-se de um esporte radical e, se feito sem cuidado, pode ser perigoso.

Cada vez mais difundida no país, você encontra grupos e academias de escalada por todo o Brasil. Independentemente de como você pretende começar no esporte, procure ajuda profissional. Você pode realizar uma vida de conquistas incríveis na escalada esportiva, basta levar em conta as dicas que demos por aqui!

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