Conheça os tipos de pranchas para stand up

Esporte aquático pautado em remar em pé sob uma embarcação, o Stand Up Paddle (SUP) classifica-se como modalidade de propulsão humana. Em outras palavras, ele se baseia na força do músculo humano.

Sua origem está na utilização de embarcações individuais à remo por civilizações muito antigas, seja para atividades recreativas quanto para pesca e comércio. Segundo o site Paddle, ele ganhou destaque no Havaí da década de 20, quando dois instrutores de surf começaram a utilizar suas pranchas para acompanhar e fotografar outros surfistas.

A prática é livre para pessoas de todas as idades, e pode ser encarada também como uma boa maneira de relaxar ao ar livre. Para ajudar a dar os primeiros passos, listamos as modalidades e os tipos de prancha do esporte. Continue lendo para conhecer!

Para praticar surf no stand up

Quanto maior, mais estável e, portanto, mais fácil para os iniciantes no esporte. Quanto menor, menos estável, entretanto, mais fácil é de manobrá-la. Aqui, o remo assume papel de aumentar a velocidade e facilita tanto manobras rápidas quanto o posicionamento para pegar ondas.

O SUP Surf pode ser feita em todos os tamanhos e formatos, de forma que combine com a habilidade e peso do atleta sendo feitas de fibra de carbono ou de vidro. Quando praticado em alto nível de performance, a prancha pode ser muito pequena e estreita se assemelhando a uma prancha de surf. Não é incomum ver praticantes nesse nível ficando submersos enquanto aguardam as ondas.

Conheça os tipos de pranchas para stand up

Para esportistas de final de semana

Também chamadas de funrace, funboard ou prancha hibrida, ela é ideal para quem está começando e funciona para qualquer situação, podendo ser usada tanto em ondas pequenas quanto em remadas longas.

Seu comprimento costuma ser um pouco maior do que o SUP Surf, tornando-a mais rápida. Como é também mais larga e com maior borda, torna o equilíbrio mais fácil. Por ser voltada para momentos despretensiosos, naturalmente não é uma boa opção para quem performance tanto em ondas quanto em remadas.

Conheça os tipos de pranchas para stand up

Para regatas ou competições de remada

A prancha race é a melhor escolha para quem quer competir em regatas, sejam elas oceânicas ou mesmo em águas abrigadas. É a maior e mais rápida de todas, porém menos manobrável.

Em contrapartida, oferece uma performance em termos de velocidade única, pois seu deslizamento pela superfície é o melhor, sendo a maioria dessas pranchas feitas de fibra de carbono.

Conheça os tipos de pranchas para stand up

Para corredeiras

A whitewater é a mais indicada para quem procura esse tipo de aventura. Ela pode ser tanto inflável quanto de polietileno, o que a torna mais resistente para a modalidade. Larga e não
muito comprida, oferece o necessário para uma prática mais segura.

Aliás, abraçar esse tipo de aventura inclui muita experiência no esporte, equipamentos especiais de segurança e um coração forte para aguentar a adrenalina.

Conheça os tipos de pranchas para stand up

A melhor forma de começar a praticar a atividade é com calma e segurança. Procure aulas e opte por pranchas como a funboard, capazes de dar a segurança para que se treine
habilidades básicas.

Para quem quer começar e não sabe qual o primeiro passo dar, deixamos o post Os segredos do stand up, ideal para te dar um norte.

Deixe um comentário

Share This