Conheça os melhores lugares para fazer trekking no Brasil

  • Home
  • Esportes
  • Conheça os melhores lugares para fazer trekking no Brasil

Se você é fã de esportes ao ar livre, certamente já conhece o trekking. O nome originado na África do Sul pode parecer novo, mas a prática já é antiga e uma das preferidas dos amantes do turismo pela natureza. Seu significado é ‘seguir um trilho’, ou seja, percorrer uma distância longa a pé.

Essas travessias acontecem junto ao meio ambiente, proporcionando paisagens exuberantes. E o Brasil é o lugar país para isso. Cheio de vistas incríveis e verde por todos os lados, nossa pátria reúne locais de tirar o fôlego, permitindo viver aventuras inesquecíveis.

Ficou interessado? Acompanhe este post! Mostraremos os melhores lugares para fazer trekking no Brasil e ajudar você a escolher o próximo destino!

Petrópolis-Teresópolis

Um dos trekkings mais populares do país começa em Petrópolis e termina em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser considerado difícil por conta do desnível — que pode chegar a mil metros em alguns trechos — o percurso proporciona uma vista incrível, incluindo pontos turísticos como a baía da Guanabara.

Você percorrerá 35 quilômetros por três dias, podendo dormir no local. A época ideal para realizar a travessia é durante o inverno.

Chapada Diamantina-Vale do Pati

Situado na Chapada Diamantina, o Vale do Pati é o melhor destino para fazer trekking e por isso é o mais procurado. Os motivos, sem dúvidas, são o contato com a natureza e o trajeto exuberante e cheio de aventuras.

O percurso a mais de mil metros de altitude é cheio de subidas e descidas ao longo de 70 quilômetros. Não é à toa que o nível pode ser considerado de moderado a difícil, levado 5 dias para ser finalizado por completo.

Durante o trajeto, que pode ser feito em qualquer época do ano, você vai se deparar com atrações deslumbrantes, como o cerrado, vales e cachoeiras.

Chapada dos Veadeiros

Localizada perto de Brasília e considerado um dos patrimônios naturais do país, a Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro presente para os amantes da natureza. Há opções de diferentes travessias que passam por rios, cachoeiras e vilarejos.

Você pode optar por um trajeto mais simples e curto, de apenas 10 quilômetros considerando ida e volta, como a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Ou abraçar uma experiência mais desafiadora como a Trilha das Sete Quedas, que tem 23 quilômetros de extensão.

Monte Roraima 

Famoso entre os fãs de trekking, o Monte Roraima conta com uma excentricidade impressionante, além de ser uma das formações do gênero mais antigas do mundo. Por esse motivo é sempre visitado por turistas e estudiosos que planejam explorar o local.

Localizado entre 3 países da América do Sul, o Monte Roraima fica na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana. Além das montanhas e formações geológicas antigas, você ainda pode se deparar com lindas piscinas naturais.

O percurso que dura em torno de 8 dias também pode conter diferentes níveis de dificuldade. Para a experiência ser ainda mais inesquecível, planeje a aventura para os meses entre outubro e abril, época em que a temperatura está mais agradável e a chance de chuvas diminuem.

Aparados da Serra

Localizada na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região de Aparados da Serra chama a atenção dos aventureiros por seus cânions, que surpreendem qualquer visitante. Os penhascos da região podem chegar a 1.200 metros de altura.

O mais interessante nessa experiência é que você tem a opção de seguir caminho tanto por cima dos cânions como pelo interior, em uma jornada de 5 dias. Você vai se fascinar com as matas, os rios cristalinos, as cachoeiras e as piscinas naturais.

Lençóis Maranhenses

Popular entre os turistas, os lençóis maranhenses possuem uma beleza estonteante, de tirar o fôlego até de quem já conhece a região. Você pode imaginar, então, as maravilhas que esse trekking reserva.

Trata-se de uma oportunidade única de explorar desertos e locais intocados do nordeste brasileiro, além de passar pelas grandes dunas e lagos formados entre elas pelas chuvas. Esse incrível percurso de 30 quilômetros leva entre 4 a 5 dias e apesar de não ser considerado de nível fácil, vale a pena cada esforço para completá-lo.

Volta da Ilha Grande

Situada na baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a Ilha Grande é a maior ilha da região e conta com mais de 100 praias. O trajeto se tornou conhecido pela volta 360º e pelas belíssimas paisagens, além do percurso que passa também pela mata atlântica.

Além disso, você ainda vai se deparar com mangues, rios e cachoeiras, tendo a oportunidade de conhecer os moradores locais da comunidade caiçara. O percurso é cheio de descidas e subidas íngremes e dura 5 dias. Nesse tempo, os aventureiros percorrem 70 quilômetros. O trajeto pode ser feito em qualquer época do ano.

Ponta da Joatinga

Travessia popular pelo percurso belíssimo, que conta com lindas praias, como a Praia de Pouso da Cajaíba e a Praia do Cairuçu, além de montanhas, cachoeiras e uma área coberta de mata atlântica protegida pela Reserva Ecológica de Joatinga.

A Ponta da Joatinga é uma península localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, e liga a cidade à Vila de Laranjeiras, local próximo ao município de Trindade. Considerado moderado por alguns e difícil por outros, o caminho leva 3 dias para ser concluído. Ao todo, são pouco mais de 20 quilômetros, que podem ser percorridos em qualquer período do ano.

Serra Fina

Que tal encarar uma das mais difíceis e desafiadoras aventuras? É assim que a travessia da Serra Fina é conhecida. Situado na divisa entre os 3 estados do sudeste — São Paulo, Minas Gerais e Rios de Janeiro — o local conta com 12 cumes de mais de 2 mil metros de altura e é um dos lugares mais selvagens para o esporte.

A aventura dura em torno de 4 dias, tempo necessário para percorrer aproximadamente 30 quilômetros. O trekking começa na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, e a melhor época para realizar o percurso é entre abril e outubro.

Animado para conhecer cada um desses lugares para fazer trekking? Arrume as malas e embarque nessa experiência inesquecível! Curta nossa página no Facebook e continue acompanhando as novidades e mais posts como esse!

Blog Comments

[…] interessado? Confira alguns destinos no Brasil e em outros lugares do mundo, que podem promover nessa […]

Deixe um comentário

Share This