Conheça os benefícios do Yoga para o corpo e mente

  • Home
  • Esportes
  • Conheça os benefícios do Yoga para o corpo e mente

Palavra de origem no sânscrito, Yoga significa integrar, unir. É difícil definir a prática sob apenas um conceito ou ponto de vista. Apesar de não ser um esporte, são vários os benefícios do Yoga para o corpo. Embora não seja uma religião, seus princípios podem ser utilizados como uma maneira de acalmar e trazer a serenidade espiritual. 

Ele pode ser resumido como uma filosofia em que o corpo e a mente interagem para conduzir o iogue (praticante) a um estado de concentração, serenidade e paz interior. O indivíduo passa a entrar em contato consigo mesmo, com seus sonhos, medos, inseguranças e autoestima. É, ainda, uma forma de aumentar a consciência sobre o organismo e sobre os próprios pensamentos, elevando a mente a um nível mais alto de evolução.

Neste post, vamos falar sobre os principais benefícios do Yoga. Continue a leitura para saber mais!

Reduz o estresse e a ansiedade

O Yoga é uma prática que integra o corpo e a mente. Por isso, a meditação feita durante os exercícios não ajuda somente no preparo físico do organismo. Auxilia também a aliviar sintomas de cansaço mental, como o estresse e a ansiedade. Com o pensamento focado no presente, o iogue consegue reduzir os níveis de preocupação com o futuro ou com o passado.

O resultado desse foco e concentração no momento presente é o alcance do equilíbrio pessoal, que traz consigo diversos ganhos: aumento da autoestima, maior confiança em si mesmo e na sua capacidade de tomar decisões assertivas, otimismo, melhora nas relações interpessoais, redução da irritabilidade e do mau-humor, entre outras.

Melhora o condicionamento físico

Aliado a esse maior controle da mente, o Yoga atua também no corpo. As técnicas e posturas propostas pela prática melhoram o condicionamento físico por meio do aumento da resistência e força dos músculos. A intensidade com que esse processo acontece vai depender também do estilo de Yoga escolhido. As modalidades Power e Ashtanga costumam ser mais dinâmicas, enquanto o Iyengar ou Tantra Yoga são mais calmos. 

Você perceberá que o desempenho do seu organismo em outras atividades físicas, até mesmo nas tarefas diárias (como carregar caixas e malas, fazer trilhas e subir escadas, por exemplo), vai melhorar muito. Além disso, o Yoga aumenta a massa magra do corpo, deixando o corpo mais definido e os músculos tonificados. 

Ensina a respirar melhor e de forma consciente

Na correria do cotidiano, a maioria de nós não consegue parar e prestar atenção na própria respiração. A consequência disso é que quase não percebemos a maneira como ela se relaciona com a nossa sensação de estresse ou relaxamento. O Yoga ensina o praticante a respirar de forma consciente, tranquila e profunda.

A partir desse ponto de consciência, o iogue passa a ter um controle maior sobre a respiração. Assim, ele consegue mudar a forma como respira, tanto para alcançar um estado mais complexo de relaxamento, quanto para progredir nos exercícios.

Controla a pressão arterial e os batimentos cardíacos

O Yoga também proporciona benefícios para os sistemas circulatório e cardiovascular. A prática melhora o funcionamento do coração e pulmões, e auxilia na regulação dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. 

Além disso, melhora a capacidade respiratória, devido aos exercícios de controle da respiração, e ajuda a equilibrar o sistema endócrino, controlando hormônios como o cortisol e a adrenalina, que estão relacionados ao estresse.

Melhora a qualidade e a profundidade do sono

O relaxamento mental e físico proporcionado pelo Yoga ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumentando a energia e a disposição do iogue no dia seguinte. Os exercícios feitos durante a prática também estimulam a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono. Isso aumenta tanto a qualidade quanto a profundidade do sono.

Alivia dores corporais

Quem faz Yoga adquire maior consciência corporal, o que melhora a percepção sobre os movimentos, a maneira de andar, a postura, a forma de sentar e os sinais de tensão nos músculos. Com isso, é possível prevenir dores com contraturas ou outras alterações musculares.

Os exercícios de alongamento praticados no Yoga ajudam também a liberar a tensão, aumentando a  flexibilidade aos músculos e aliviando dores causadas por doenças como escoliose, fibromialgia e hérnia de disco. 

Facilita o emagrecimento

Não há pesquisas que comprovem a relação direta entre o Yoga e a perda de peso. Geralmente, o praticante emagrece porque, com a prática, passa a ter um maior domínio das suas emoções, especialmente da ansiedade.

Com isso, consegue controlar melhor a compulsão por comida. Além disso, o equilíbrio e a integração entre a mente e o corpo fazem com que o iogue passe a se alimentar melhor, com mais qualidade. Todas essas atitudes, aliadas ao gasto de energia propiciado pelos exercícios físicos, acabam resultando no emagrecimento.

Encoraja o chamado “senso de autoeficácia”

O senso de autoeficácia é um conceito da psicologia definido como a convicção que um indivíduo tem sobre sua própria capacidade de realizar uma tarefa ou atividade. No caso do Yoga, os asanas (posturas) são desafiadores e permitem que a pessoa desenvolva esse senso, essa noção de suas habilidades para conseguir realizar todos os exercícios. Isso restaura a calma e o relaxamento e também ajuda a reduzir efeitos do estresse no dia a dia.

Estimula o prazer e a sensibilidade nas relações íntimas

Outro benefício indireto do Yoga é a melhora do desempenho e do prazer sexual, ocasionado pelo aumento da sensibilidade no contato íntimo. A prática aumenta a capacidade de relaxamento do iogue, e, consequentemente, ele fica mais aberto e receptivo ao parceiro. 

Com o controle da ansiedade, também é possível atenuar problemas como a dificuldade para atingir o orgasmo, a ejaculação precoce ou disfunções eréteis resultantes de problemas psicológicos e emocionais.

Os benefícios do Yoga vão muito além das melhorias no condicionamento físico ou na redução do estresse e dos cansaços mental e emocional. Para muitos, praticar Yoga é, acima de tudo, um estilo de vida, uma maneira de vivenciar as experiências do mundo com sabedoria, equilíbrio e qualidade de vida. 

Se você gostou desse post sobre o Yoga, leia também este artigo para saber mais sobre Mindfulness — prática de atenção plena que ajuda a desenvolver o foco, a concentração e a consciência do momento presente!

Deixe um comentário

Share This