Conheça os benefícios da alimentação saudável para atletas

Esportes e alimentação equilibrada são uma dupla inseparável. Quem pratica atividades físicas com regularidade precisa estar bem alimentado para fornecer ao corpo todas as energias necessárias à atividade. De nada adianta se empenhar na academia ou na corrida de rua e não se alimentar de forma saudável e equilibrada. Além disso, os benefícios da alimentação vão muito além da parte física.

Alimentar-se corretamente pode contribuir para melhorar, inclusive, a atividade cerebral, trazendo mais qualidade de vida e disposição mental para o atleta. Neste post, você vai conhecer os benefícios da alimentação saudável para atletas, além de algumas dicas de alimentos indispensáveis para uma nutrição adequada. Continue a leitura para saber mais!

Benefícios da alimentação saudável para atletas

Melhora o desempenho

A alimentação saudável, por meio de um acompanhamento profissional, ajuda a melhorar a formação de energia nas células, o que aumenta o rendimento e melhora o desempenho. Além disso, ajuda na recuperação do músculo e dos estoques de energia para que o atleta possa cumprir os treinos sem causar riscos à saúde.

Fortalece a imunidade e ajuda a prevenir doenças

A função do sistema imunológico é proteger o organismo contra invasores estranhos, como bactérias, vírus ou fungos causadores de doenças. Por isso, manter a alimentação em dia contribui para fortalecer o sistema de defesa do corpo, ajudando a diminuir os riscos e a prevenir diversas doenças, como gripes, resfriados e outros tipos de patologias.

Como os alimentos têm impacto direto no fortalecimento do sistema imunológico, o risco de desenvolver doenças é muito menor.

Aumenta a concentração

Tudo aquilo que ingerimos tem impacto sobre a função cerebral, pois é o alimento que traz ao organismo energia para que ele possa funcionar, e isso inclui o cérebro.

A alimentação pode interferir no humor, no comportamento, na memória, e também no envelhecimento celular. Com isso, por meio de uma alimentação variada, é possível manter o cérebro ativo, o que ajuda a aumentar a concentração.

Protege o sistema ósseo

Um sistema ósseo saudável é fundamental para a execução das mais diversas atividades: corrida, musculação, alongamento. A alimentação também ajuda a proteger os ossos.

Alimentos ricos em fósforo e cálcio, como salmão, sardinha e espinafre, ajudam a aumentar os níveis desses minerais no organismo.

Equilibra os hormônios e regula funções do organismo

O organismo precisa de uma alimentação saudável para manter todas as suas funções fisiológicas e metabólicas em dia. Quem pratica esportes, então, precisa tomar ainda mais cuidado, pois demanda uma alta carga de energia do corpo. Deficit nutricional, ganho ou perda de peso excessivos, metabolismo lento e doenças de vários tipos são algumas das consequências da alimentação inadequada.

Além disso, comer de forma saudável ajuda a equilibrar os níveis de diversos hormônios no corpo. Inhame, soja e sementes de linhaça, por exemplo, controlam as oscilações de humor e diminuem a retenção de líquidos.

Alimentos indicados para se ter esses benefícios

O corpo precisa de diversos nutrientes para funcionar, mas existem alguns alimentos que podem ajudar a melhorar o desempenho, fortalecer a imunidade, aumentar a concentração e favorecer as funções cerebrais. Conheça alguns alimentos e seus benefícios para a saúde mental e para o desempenho do atleta:

  • carboidratos integrais, como cereais, pães, massas, além de hortaliças e frutas, que também contêm carboidratos, são responsáveis por fornecer glicose ao organismo, que é o combustível do corpo e também do cérebro;
  • frutas e vegetais escuros: fontes de vitamina C, ajudam a fortalecer a imunidade e também protegem os neurônios;
  • castanhas: nozes, amêndoas e a castanha do Pará ajudam a reduzir o estresse oxidativo das células, protegendo-as contra o envelhecimento, e melhoram o sistema imunológico. São também fonte de vitamina E e selênio;
  • ovos: a gema do ovo é rica em nutrientes, como a colina, que melhora as transmissões nervosas. Sem essa substância, o funcionamento da memória e do cérebro pode ser prejudicado;
  • leite, mel, aveia, e leguminosas como feijão, lentilha e soja: são fonte de triptofano, aminoácido importante para a produção de serotonina. Essa substância tem diversas funções, como regular o sono (o que ajuda no desempenho, já que um corpo descansado tem mais energia), além de regular o apetite, o humor, e a atividade motora.

Principais erros na alimentação de atletas

O mercado de nutrição e esportes está crescendo muito rapidamente no Brasil, e há uma profusão de notícias de todo tipo sobre alimentação, exercícios físicos, suplementação, entre outros temas relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida.

Por isso, é muito importante buscar orientação profissional e de qualidade. Nutricionistas apontam os principais erros na alimentação de atletas, decorrentes, muitas vezes, de informações erradas. Lembrando, também, que o corpo de cada atleta funciona e responde de maneira diferente aos diversos estímulos que recebe. Confira:

  1. uso de suplementos alimentares em exagero ou sem orientação de um profissional qualificado: em muitos casos, o consumo inadequado dessas substâncias pode ser prejudicial ao organismo e causar danos aos rins, principal órgão que faz a síntese desses suplementos, normalmente de base proteica;
  2. supervalorização do consumo de proteínas, principalmente por quem pratica musculação e faz treinamentos para hipertrofia: o excesso pode ser prejudicial até mesmo para os resultados almejados pelo atleta. Uma boa distribuição energética, ajustando proteína, gorduras e carboidratos, de acordo com a necessidade de cada organismo, pode ser muito mais eficaz;
  3. supervalorização do consumo de carboidratos, especialmente por atletas que praticam esportes endurance (de resistência): da mesma forma, é preciso equilibrar o cardápio de forma que o corpo receba todos os nutrientes necessários para a manutenção de suas funções metabólicas.

Em caso de dúvida, sempre procure um nutricionista, que poderá orientá-lo de maneira adequada e profissional!

Conhecer os benefícios da alimentação saudável e equilibrada é importante para ajudá-lo a fazer melhores escolhas à mesa. Quando provermos ao nosso organismo os nutrientes que ele precisa para trabalhar com saúde, certamente ele responderá da melhor maneira possível, aumentando nosso desempenho durante as atividades físicas, beneficiando nossa concentração e prevenindo nosso corpo de diversas doenças. Alimentação saudável é qualidade de vida!

Gostou de ler sobre os benefícios da alimentação saudável? Agora saiba como criar um cardápio para atletas!

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