Saiba como fazer um incrível diário de viagens

  • Home
  • Viagens
  • Saiba como fazer um incrível diário de viagens

Você está preparado para colocar a mochila nas costas e encarar uma viagem incrível. Comprou uma boa câmera fotográfica para registrar os melhores momentos. Porém, gostaria de expressar em palavras todas as aventuras vividas, mas não tem ideia por onde começar. Que tal aprender como fazer diário de viagens?

Criar um diário é descrever, com muita intensidade e detalhes, todos os momentos vividos em uma viagem. Serão relatos das pessoas que você conheceu, dos lugares que visitou e da sua percepção do momento.

No início da viagem, o diário será apenas um caderno em branco. Na volta, ele terá um peso enorme — pois estará recheado de conhecimento, informações, impressões e muitas recordações.

Para te ajudar nessa tarefa, neste post ensinamos como você pode fazer um incrível diário de viagens. Confira!

Planeje bem o seu diário de viagens

Você deve ter passado bastante tempo para organizar a sua viagem. Com o diário, não será diferente. Em todas as etapas da viagem, é preciso fazer o planejamento do diário para mantê-lo organizado. É importante colocar a cabeça para funcionar, explorar seu lado criativo e colocar a mão na massa.

Compre todo seu material antes da viagem

Compre um caderno, na Wöllner temos esse modelo. Existem vários outros, estilizados ou até mesmo um bloco de notas onde você possa colar fotos, bilhetes e todo tipo de documento que você for guardando durante a viagem. Escolha algo leve e fácil de ser carregado, pois ele será seu grande companheiro.

Procure por pastas plásticas ou impermeáveis para guardar o seu caderno e protegê-lo do sol e da chuva. Dessa forma, você aumentará a durabilidade do seu diário.

No caso de acabar a tinta da caneta ou se você a perder, é melhor levar mais de uma para se prevenir. Não esqueça de comprar tesoura, régua e alguns bastões de cola também. Leve papéis coloridos e, quando conhecer alguém, aproveite para pedir para a pessoa escrever algo para você. Será uma bela forma de se lembrar dela!

Mantenha a organização durante a viagem

Coloque data em todos os registros e informe todos os pontos turísticos visitados. Cole uma foto por dia para representar o que foi aquele momento.

No caminho, vá juntando alguns itens de recordação. Ticket de metrô, ingressos de shows, entradas de pontos turísticos, menus ou guardanapos, cartões de hotéis, passagens aéreas e qualquer outro papel que recorde a sua viagem.

Quando perceber algo interessante, faça pequenas anotações, apenas para servir de lembrança na hora em que você for escrever no seu diário. Não esqueça de comprar algum souvenir que faça você lembrar daquele lugar. Se tiver possibilidades de colar no diário, faça!

Revise as suas anotações e registros no final da viagem

Confira cada folha para verificar se não tem papel solto, fotos faltando, alguma lembrancinha que você ainda queira acrescentar e revise seu texto. Se lembrou de algo ou precisa acrescentar informações relevantes, este será o momento. Finalize seu diário e aproveite para recordar. Com essas informações, você já tem uma noção de como planejar seu diário e deixá-lo organizado.

Comece a escrever no seu diário de viagens

Agora é hora de entender como relatar a experiência, registrar memórias e eternizar em seu diário todo o misto de sentimentos vividos na viagem.

Procure um bom momento para escrever no diário

Você não precisa atualizar seu diário no mesmo instante em que algo acontecer. O ideal é reservar um momento em seu dia para começar a redigir. Afinal, escrever é algo que precisa de inspiração. Com o tempo, você perceberá quando estará motivado para isso.

O momento escolhido poderá ser no final da noite. Depois de ter aproveitado todo o seu dia, as situações ainda estarão frescas em sua memória. Caso esteja cansado, pode deixar para o dia seguinte, pois provavelmente estará mais disposto para redigir com coerência.

Independentemente do horário escolhido, é importante que você esteja focado para escrever, pois terá que buscar na memória todos os momentos vividos durante o dia. O diário não será apenas para relatar as experiências, mas expressar em palavras tudo o que você está sentindo.

Explique tudo o que aconteceu detalhadamente

Procure detalhar o seu roteiro e tudo o que aconteceu no dia. Os pequenos detalhes farão a grande diferença na qualidade do seu diário. Informe o que você visitou, quanto pagou, quanto tempo passou na fila. Quando for ao restaurante, anote o nome do local, onde fica e qual o valor do prato escolhido.

Relate se conheceu alguém, quem era a pessoa, onde conheceu e o que fizeram juntos. Peça para a pessoa escrever um bilhete para você guardar de recordação. Não esqueça de pegar o contato para manter a amizade.

Faça anotações sobre tudo aquilo que você considerar importante durante a viagem. Uma boa ideia também é tirar fotos de cada detalhe, pois elas são grandes lembranças para recordar e registrar em seu diário.

Acrescente opiniões e pensamentos sobre qualquer lugar

O diário também servirá para expor seus pontos de vista sobre algo. Escreva o que você achou sobre os pontos turísticos visitados e, se tiver, relate sobre todas as dificuldades encontradas para conhecê-los.

Faça uma resenha sobre cada restaurante visitado. Expresse a sua opinião sobre os pratos servidos e o atendimento do estabelecimento. Expresse seus sentimentos sobre cada lugar. Tente passar para o papel toda a emoção ao fazer aquele programa que você tanto sonhou e a adrenalina sentida em cada aventura vivida.

Se você conseguir e, se sentir à vontade, tente criar alguma poesia sobre algo que realmente te inspirou. No final, fale como aquela viagem foi incrível, como ela fez você mudar e como estará voltando para casa uma nova pessoa.

Entenda que fazer um diário poderá servir de grande terapia para você, pois será preciso paciência para deixá-lo com a sua cara e de uma boa memória para fazer você relembrar de todas as situações do dia.

Aproveite que estará inspirado para criar o seu diário de viagens e envie essa experiência para a Wollner. Caso a sua história seja a escolhida, você poderá ganhar uma bela mochila!

Agora que você percebeu que fazer um diário de viagens não é um bicho de sete cabeças, basta organizar as suas ideias para que elas fiquem claras para você. Siga todas as nossas dicas de como fazer diário de viagens e torne a sua viagem incrível!

Gostou desse post? Então comece agora mesmo a criar o seu diário!

Tags:
Deixe um comentário

Share This