Como escolher a melhor mochila para você?

como escolher a melhor mochila para viajar?

Já faz muito tempo que elas deixaram de ser itens exclusivos do material escolar de crianças e jovens. As mochilas entraram com força total no mundo da moda, conquistaram o gosto dos adultos e se tornaram itens indispensáveis, pela maneira versátil de se adaptar a diferentes ocasiões e ambientes.

Além da beleza e praticidade, contudo, uma boa mochila também oferece conforto e segurança. E como não faltam opções de modelos por aí, selecionar uma que atenda a todas as suas necessidades e ainda combine com o seu estilo parece ser um grande desafio.

Mas fique tranquilo, que vamos te ajudar. Leia com atenção todas as dicas que reunimos sobre como escolher mochila para ir ao trabalho, à faculdade, para viajar, fazer trilhas ou, simplesmente, para passear no parque. No final, você identificará as vantagens de cada modelo e conseguirá encontrar a mochila ideal para você! Confira!

O que levar em consideração

Seja qual for o tipo de mochila, alguns detalhes fazem muita diferença na hora do uso. Hoje, os modelos mais confortáveis e seguros para a coluna possuem as duas alças largas e revestidas com EVA, um material de acolchoamento com alta absorção de peso que alivia a carga da mochila nas costas.

Outro ponto importante é a presença de drylex. Esse componente é indispensável para quem busca conforto, pois absorve o suor do corpo e impede que a mochila fique molhada. Afinal, não é nada agradável chegar ao destino com a marca de suor no lugar da mochila, não é mesmo?

Por fim, os compartimentos internos e externos também devem ser levados em consideração. Além de organizar o armazenamento de itens — facilitando, inclusive, a retirada de objetos com agilidade —, eles distribuem a carga de peso, para não sobrecarregar um dos ombros.

Bom, agora que você sabe o que esperar de uma boa mochila, é hora de conhecer os melhores modelos que você encontra hoje no mercado.

Quais são os tipos de mochila

Escolher uma mochila é como escolher uma roupa. Ela precisa combinar com o seu estilo, estar adequada ao ambiente em que será utilizada, comportar todos os objetos com comodidade e, principalmente, ser confortável e segura.

São muitas opções, por isso, é importante conhecer primeiro cada tipo de mochila:

Mochilas de uso diário

Estilosas, bonitas e confortáveis, as mochilas de uso diário combinam com ambientes de trabalho e estudo e são perfeitas para passeios casuais. Um tipo de acessório com grande variedade de modelos e tamanhos, e opções de capacidade a partir de 10 litros, chegando até a 30 litros.

Com diversos compartimentos internos, os espaços reservados para documentos, celulares, canetas, notebooks, cadernos e livros permitem que a organização seja mantida durante todo o dia. E, do lado de fora, os pequenos bolsos estilizam o acessório, facilitando o armazenamento de objetos que precisam ser retirados com agilidade.

Quanto à escolha do tamanho, tudo depende da sua principal necessidade. Quanto menor o volume, menos coisas podem ser levadas na mochila — em compensação, mais fácil será de carregá-la. Já os modelos maiores e bem estruturados comportam equipamentos eletrônicos e materiais mais pesados.

Mochilas de ataque

As mochilas de ataque são leves e versáteis, ideais para passeios, caminhadas ao ar livre e trilhas curtas. Funcionam muito bem como apoio em viagens, servindo de bagagem de mão em aviões, ônibus e trens — levando todos os documentos, equipamentos e materiais de valor — e de suporte para passeios curtos durante a viagem.

No geral, elas têm volume de carga de 20 a 30 litros, pequenos compartimentos (para documentos, câmera, celular, garrafas) e outros compartimentos maiores (para notebooks, peças de roupas e o que mais for necessário para qualquer atividade).

Mochilas cargueiras

As cargueiras são as mais resistentes e comportam grandes volumes de carga. Seus compartimentos internos e externos são desenvolvidos para cada tipo de objeto: roupas, calçados, equipamentos, acessórios, utensílios.

Assim, são ideais para viagens no estilo mochilão, pelo conforto e capacidade de armazenar tudo que é necessário para o período. Grosso modo, elas são divididas em dois tipos:

  • cargueira pequena: tem de 30 a 60 litros de volume de carga. Indicada para fazer trilhas longas e para quem precisa levar o essencial em viagens de curta, média e longa duração;
  • cargueira grande: suporta mais de 60 litros. Indicada para quem precisa levar um volume muito grande de itens em viagens de longa duração.

Como escolher mochila de viagem

Essa é dúvida muito comum de quem deseja ter a liberdade de viajar sem malas. Bom, você já sabe que a melhor opção para viagem é a mochila cargueira, mas ainda é preciso ficar atento para escolher a mais adequada e, assim, aproveitar todos os benefícios de viajar com a mochila nas costas.

Como dissemos no tópico anterior, o tamanho é definido pela quantidade de volume em litros. O importante aqui é escolher um volume de carga que não sobrecarregue o seu corpo — afinal, tenha em mente que, em viagens, você terá que andar carregando todo o peso.

Nesse caso, alguns acessórios são interessantes e podem deixar sua mochila mais completa. Um deles é a capa de chuva, que costuma vir embutida. Além de proteger seus pertences da umidade, ela serve como proteção ao despachar a bagagem.

Bolsos também são muito úteis, mas tome cuidado com o seu excesso para não sobrecarregar o conjunto e dificultar o equilíbrio. Para evitar isso, a barrigueira tem a função de distribuir o peso da mochila para o quadril sem sobrecarregar as costas.

Faça um teste, prendendo o cinto e soltando as alças dos ombros. Se continuar firme, a mochila está pronta para ser usada com segurança. Se ela cair para trás, ajuste-a até ficar acoplada no corpo.

Além desses detalhes, a escolha da cargueira ainda varia de acordo com o perfil do viajante. Há quem não consegue viajar com vestuário seleto, outros já passam longos períodos com poucas opções. Tudo isso influenciará na escola da mochila.

Por fim, não se esqueça de verificar qual é a estação do ano no seu destino. Para passar pelo inverno europeu, por exemplo, você precisaria de mais espaço na mochila para levar casacos e cachecóis.

Onde encontrar mochilas de qualidade

Seja qual for o modelo escolhido, boas mochilas devem ser feitas com produtos de primeira linha, do acolchoamento interno ao zíper externo. Por isso, invista sempre em marcas reconhecidas pela qualidade e aproveite todos os benefícios de usar um produto duradouro, com tranquilidade, conforto e segurança para a sua saúde!

Enfim, gostou do nosso post? Agora que você já sabe como escolher mochila para diversas situações e ambientes, aproveite para conferir qual é o melhor tipo de roupa para fazer trilha e prepare-se para a próxima aventura!

Deixe um comentário

Share This