8 dicas para fotografar melhor com seu celular

A Carol Oliveira (@carololiveiraphoto) é uma fotógrafa profissional que já trabalhou conosco por um tempo e tem um trabalho incrível. Ela acabou de fazer uma viagem para o Deserto do Atacama e fez a travessia de Uyuni. Em breve contaremos essa aventura completa aqui no blog, que teve o apoio da Wöllner. Porém, como nós sabemos, as câmeras profissionais e semiprofissionais não são acessíveis a todos, por isso ela preparou 8 dicas para você tirar fotos fantásticas com o celular, que hoje em dia já quebram um galhão, né?

1. Limpe a lente da sua câmera

Essa parece a dica mais óbvia, mas não é! Num mundo onde todo mundo fica o dia todo com o celular na mão a lente fica suja mesmo. Em muitos momentos aquela foto desfocada onde você acha que a qualidade da imagem não é boa pode ser apenas uma lente suja.

8 dicas para fotografar melhor com seu celular

2. Evite usar zoom

Sabe o zoom que a sua câmera te oferece, ele sim evite usar o máximo possível. Como o zoom das câmeras se trata de um zoom digital e não óptico usar o zoom da câmera do celular só piora a qualidade da sua imagem. Sempre que possível chegue mais perto do objeto ou assunto fotografado e só use o zoom se não houver outro jeito.

3. Alinhe o horizonte

Horizonte reto, faz uma diferença na composição incrível. Claro, o lance incrível da fotografia é não ter regras, então se você quiser usar um horizonte torto faça porque tem a intenção em fazer, não por descuido.

8 dicas para fotografar melhor com seu celular

4. Edite suas fotos

Use aplicativos, entenda seu estilo, suas cores e composições preferidas. Editar fotos não é transformá-las em outras imagens, mas sim dar a sua cara para as fotos. Atualmente existem muitos aplicativos para edição, o meu preferido é o VSCO que mesmo na versão gratuita oferece muitas funções incríveis.

5. Fotografe experiências e fotos com movimento

Sempre que eu fotografo pessoas que não são modelos ou que não estão acostumadas a ficar na frente de um lente, brinco que elas sempre travam e que o ombro vai parar na orelha de tanta tensão. Por isso as fotos com movimento sempre funcionam, enquanto a pessoa bebe um café, anda na sua direção, dá uma risada espontânea.

8 dicas para fotografar melhor com seu celular

6. Estude, guarde referências

Atualmente o instagram permite fazer pastas com as fotos que você mais gosta, eu sempre vou salvando as fotos que curto, cores e poses. Lembrando que é bom usar como inspiração até porque na hora da foto sempre sai diferente.

7. Defina o foco

Atualmente a maioria das câmeras de celular oferece essa função de uma maneira simples. É só você tocar na tela na parte da sua imagem que deve estar com foco. Simples em sem mistério.

8. Em lugares fechados, procure lugares perto das janelas

Bônus track: Para quem como eu sempre sai de olho fechado ou com cara de sofrida nas fotos. No meu caso eu tenho uma hipersensibilidade dos olhos, então meu olho simplesmente não fica aberto. Quando alguém vai tirar fotos minhas eu peço para contar até 3! No 3 eu abro o olho e no já a pessoa tira a foto.

Deixe um comentário

Share This