8 destinos imperdíveis para praticar esportes ao ar livre

  • Home
  • Esportes
  • 8 destinos imperdíveis para praticar esportes ao ar livre
Windsurf em jericoacoara

Que tal unir, nas próximas férias, duas das suas grandes paixões: viajar e praticar esportes ao ar livre? As opções ao redor do Brasil são inúmeras e você pode escolher entre praia, cerrado, floresta ou asfalto, além de desfrutar de destinos com riquezas culturais, históricas e gastronômicas.

Para ajudar você nessa decisão, apresentamos uma lista com 8 destinos para praticar esportes ao ar livre pelo país. Essa é a hora de colocar o tênis na mochila e escolher a próxima trip! Vamos lá?

1. Recife, Pernambuco

Considerada a capital cultural do Nordeste, Recife é uma das cidades mais bonitas do Brasil. A arquitetura do centro conserva os traços holandeses nos seus casarões e nas pontes históricas. A música e as festas populares também são grandes atrativos dessa capital. Porém, é na praia que você pode curtir inúmeros esportes ao ar livre.

Destaque para o tênis, que pode ser praticado gratuitamente ao longo da orla da praia de Boa Viagem, pois há quatro quadras disponíveis.

Se preferir, você pode aproveitar também a quadra de basquete, os três campos de futebol, dar um passeio pela ciclovia ou até mesmo usufruir da pista de skate half-pipe, pois todas essas opções podem ser encontradas na extensão de Boa Viagem.

2. Jericoacoara, Ceará

Ainda no Nordeste, Jericoacoara é um destino imperdível para praticar duas atividades maneiras ao ar livre: o windsurfe e kitesurf. O primeiro consiste em uma prancha de surf com uma vela entre 2 a 5 metros de altura. O segundo, por sua vez, utiliza uma pequena prancha para planar sobre a água, com uma pipa levada pelo vento.

Nesse destino, ainda é possível aproveitar um bônus especial: as águas calmas e mornas de Jericoacoara são famosas também pela prática de uma modalidade dentro do windsurfe e do kitesurf, chamada downwind — que nada mais é do que velejar a favor do vento. Uma delícia!

3. Belo Horizonte, Minas Gerais

Gastronomia e história são, sem dúvidas, grandes atrativos de Minas Gerais. Belo Horizonte, além de ser próximo de lugares imperdíveis — como Ouro Preto e Sabará, também possui igrejas e monumentos históricos.

Quanto aos esportes ao ar livre, você pode correr ou caminhar ao redor da Lagoa da Pampulha, que é um dos principais cartões-postais da cidade. O espaço foi projetado por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek e possui até um museu de arte moderna nos arredores.

4. Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é uma reserva com mais de 65 mil hectares. As cachoeiras e as trilhas são os grandes atrativos da região. Quem gosta de trekking pode fazer a Trilha dos Saltos, a Trilha dos Canions ou a Trilha das Sete Quedas. Elas têm dificuldades moderada, avançada e muito pesada, respectivamente.

Aqueles que preferem caminhadas mais curtas podem optar pela Trilha da Seriema, com apenas 800m, ou visitar as cachoeiras Almécegas, São Bento ou Morada do Sol, todas acessíveis a partir de uma curta caminhada.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também é ideal para as pessoas adeptas à meditação mindfulness. Em uma região tão bonita e mística, dá para fazer exercícios de conscientização, aumentar o seu foco e treinar o seu cérebro para as sensações internas e externas.

5. Pantanal, Mato Grosso

Se tem um estado onde o ecoturismo reina no Brasil, esse lugar é o Mato Grosso. O Pantanal, por si só, dispensa apresentações. Para os amantes dos esportes ao ar livre, esse destino oferece trilhas, trekkings e até cavalgadas que deixarão suas férias ou folgas muito mais inesquecíveis.

Dá até para fazer um safári pela Estrada Parque e, ao longo dos seus 120 quilômetros, cruzar paisagens lindas e avistar — quem sabe — uma onça-pintada. Você também pode fazer um passeio de barco para apreciar o pôr do sol pantaneiro e, à noite, observar a vida selvagem.

6. João Pessoa, Paraíba

Se você gosta de acordar cedo e se jogar logo nas atividades físicas, então João Pessoa é o lugar certo: lá é onde o sol nasce primeiro em todo o território nacional.

Na extensão da orla das praias de Cabo Branco e Tambaú existe uma faixa exclusiva para esportistas — ela é muito utilizada por quem curte patinar, andar de skate ou de bike. Como bônus há a paisagem litorânea de tirar o fôlego que a capital oferece.

A Praia do Jacaré também é um espaço perfeito para navegação ao pôr do sol e o Farol do Cabo Branco é acessível por meio de uma trilha exclusiva para bicicleta.

7. Travessia Petrópolis – Teresópolis, Rio de Janeiro

Essa é uma atividade esportiva mais desafiadora. A travessia entre Petrópolis e Teresópolis é considerada a trilha mais bonita do Brasil, com seus 28 quilômetros de trekking cercado por mata atlântica e visuais estonteantes.

Você precisa experimentar a sensação de chegar bem próximo dos picos Dedo de Deus, Agulha do Diabo e apreciar a Serra dos Órgãos. Dentre os trajetos você encontrará subidas, descidas, pequenas escaladas e o contato com espécimes da fauna e flora típicas das grandes altitudes.

8. Chapada Diamantina, Bahia

Não poderia faltar o tempero baiano nessa lista de onde praticar esportes ao ar livre, certo? A Chapada Diamantina fica no coração da Bahia e é considerada um oásis do sertão nordestino. Ao todo, são quase 40 mil km² de território com vales, montanhas, nascentes, cachoeiras, gruta, poço e vilas imperdíveis.

Uma das melhores formas de explorar essas belezas naturais é praticando caminhadas ou trekkings pela região. São muitas as trilhas e os atrativos disponíveis. O destaque fica por conta do Vale do Pati, que é considerado uma das mais belas travessias do país.

Ainda no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é possível esbaldar-se em praticamente todas as modalidades de escalada existentes. Os setores para a prática dos caminhos verticais estão espalhados pela Chapada.

Só em Lençóis (cidade que faz parte do complexo), existem mais de 150 vias, além das escaladas no Vale do Capão, Lavrinhas, Mucugê e Ibicoara.

E aí, nossa lista ajudou você a encontrar um dos destinos para praticar esportes ao ar livre na sua próxima folga? Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas mudem seus hábitos e aliem a vontade de viajar à prática de atividades físicas.

Blog Comments

Já fiz a travessia de Petrópolis Teresópolis e é incrível!!!
Vale sair pela Pousada Cabanas do Açu! Eles dão um ótimo suporte! Valeu!

Perfeito Paulo! Òtima dica mesmo, fica bem perto do início da travessia.
abs

[…] você é um dos apaixonados por esportes ao ar livre, certamente vai se encantar pelo windsurf. Utilizando-se de uma prancha e de uma vela, o praticante […]

Deixe um comentário

Share This