7 dicas de esportes ao ar livre para você curtir!

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Praticar esportes ao ar livre faz muito bem para o corpo e para a mente. Se você curte belas paisagens e um pouco de aventura vai adorar praticar esportes em meio à natureza. Seja no parque, na rua ou na praia, aproveitar a paisagem e o ar fresco pode tornar sua experiência ainda melhor.

Para ajudar a escolher qual atividade praticar, separamos sete dicas de esportes ao ar livre que você vai curtir. Confira a seguir!

1. Caminhada

A caminhada é um exercício muito saudável e fácil de ser praticado. É uma forma simples e barata de se exercitar. A prática é super-recomendada por cardiologistas e ortopedistas para pessoas de várias idades.

Caminhar ajuda a melhorar a postura, contribui para a circulação do sangue e fortalece os músculos. Além disso, a atividade ajuda a reduzir o risco de depressão, diabetes, colesterol alto e até mesmo alguns tipos de câncer.

Um excelente lugar para praticar essa atividade é a Floresta da Tijuca — a maior floresta urbana do mundo. Nela, existem trilhas variadas, como o Pico da Tijuca e o Pico do Papagaio. É só escolher uma delas para se aventurar!

2. Corrida

Outro clássico entre os esportes ao ar livre é a corrida. Quem resolveu acelerar a caminhada precisa tomar alguns cuidados. Alimente-se bem antes de praticar o exercício, use calçados apropriados, faça alongamentos antes de correr e, acima de tudo, respeite os limites do seu corpo.

Correr também ajuda a perder peso, afinal, dá para queimar muitas calorias numa corridinha. Além disso, correr previne doenças cardiovasculares e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

3. Bike

A bicicleta, que já foi um dos principais meios de transporte do mundo, se tornou um esporte que ganhou muitos adeptos. Andar de bike é um exercício aeróbico que melhora o condicionamento físico e aumenta a resistência muscular.

Para as mulheres que adoram trabalhar os membros inferiores, pedalar cerca de três vezes por semana pode trazer resultados muito interessantes.

Além desses benefícios, andar de bicicleta regularmente faz bem ao coração, pois melhora a frequência cardíaca. Com tantas vantagens, você está esperando o quê para tirar as teias de aranha da sua bike e começar a pedalar?

No Rio de Janeiro, existem diversas opções muito legais. Você pode pedalar na Urca, Enseada do Botafogo, Aterro do Flamengo, Praça 15 ou às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Se você está afim de desafios, pode ser legal encarar a Vista Chinesa, uma subida que não é das mais fáceis, mas tem uma vista sensacional.

4. Trekking

Trekking significa seguir um trilho ou percurso a pé. A palavra de origem africana deu nome ao esporte ao ar livre que é um tipo de caminhada por trilhas e montanhas. As paisagens deslumbrantes vão tornar as longas caminhadas muito mais leves.

O trekking é um ótimo exercício, tanto para trabalhar o corpo quanto condicionar a mente. O contato com a natureza e consigo mesmo ajuda a melhorar a saúde física, mental e emocional do atleta.

O Rio reserva lugares incríveis, com paisagens exuberantes para quem pratica trekking. Na divisa com São Paulo está a Pedra da Marcela, com cerca de 1.800 m de altitude. No Vidigal encontra-se o Morro Dois irmãos, de onde é possível ver o Oceano Atlântico e outras partes da cidade. O Pico da Tijuca também é um ótimo lugar para a prática do esporte, sua trilha é considerada curta e a maior parte do percurso é protegida do sol.

5. Escalada

Comparada aos esportes já falamos até aqui, a escalada é o que mais oferece adrenalina e é ideal para quem adora sentir aquele frio na barriga. Por exigir muito do corpo, escalar é ótimo para aumentar a resistência muscular.

A escalada também trabalha muito bem as emoções, como medo e concentração. Além disso, o esporte contribui para o equilíbrio, que é bastante trabalhado nessa modalidade.

Quem quiser escalar em lugares incríveis, o Rio de Janeiro traz opções maravilhosas. Entre elas estão:

  • Morro da Urca, já citado anteriormente;
  • Morro da Babilônia, que é uma boa pedida para quem está escalando pela primeira vez no Rio;
  • Escalada do Corcovado, que oferece cerca de 710 metros de subida;
  • Pedra da Gávea, que é um dos pontos mais procurados tanto para escalada quanto para rapel no Rio;
  • Pão de Açúcar, que possui 396 metros.

6. Kitesurf

Esporte aquático, o kitesurf oferece uma grande sensação de liberdade quando o atleta desliza na água. É um esporte relativamente novo, que está caindo no gosto dos brasileiros e também de pessoas do mundo inteiro.

Na modalidade, o atleta utiliza uma pipa e uma prancha para apoio dos pés. A pipa é chamada de kite e é feita do mesmo material de um paraquedas. O kite é amarrado à cintura do atleta, que é impulsionado pelo vento e pode surfar e fazer manobras sobre a água. Através de um dispositivo chamado trapézio, que ajuda o atleta a controlar para onde quer ir.

Quem praticar o esporte pelo litoral do nordeste do Brasil, com certeza não vai se arrepender. Lá você encontrará, além de paisagens deslumbrantes, ótimas condições para praticar o esporte.

A cidade de Búzios também não fica para trás. O mar e o vento do local são muito favoráveis para o kitesurf. Além disso, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, também existem os pontos mais conhecidos para a prática, como o pico K8. Não dá para ficar de fora, não é?

7. Mountain bike

O mountain bike é uma das variações do ciclismo de estrada, mas nesse caso é praticado em trilhas de terra batida, pedras ou outros tipos de solos. A modalidade surgiu entre os anos 50 e 60, na Califórnia.

Para praticar o esporte, é preciso que o ciclista utilize mais equipamentos de proteção do que no ciclismo de estrada, afinal, ele poderá encontrar os mais diversos obstáculos pelo caminho, desde galhos e pedras até grandes desníveis. O atleta também precisa ter uma bicicleta específica para praticar o esporte.

Para quem pratica mountain bike, locais como Vale das Videiras, no Rio de Janeiro, ou o Zoom Park, em Campos do Jordão, em São Paulo, podem ser boas pedidas e proporcionam aos atletas experiências inesquecíveis.

Opções para cuidar da saúde e se divertir ao ar livre não faltam. Você só precisa escolher sua atividade preferida, se preparar e pronto! Depois é só curtir a brisa batendo no rosto.

Gostou das dicas de esportes ao ar livre? Já escolheu o seu preferido? Conte para a gente nos comentários desse post. Vamos adorar saber qual dessas modalidades você curte mais!

Blog Comments

Irado este esporte!!
Vcs indicam algum local no Ceará para fazer?

Oi Paulo!

Existem uma travessia de down wind que é feita de Fortaleza até Jericoacoara que é linda! Você pode conseguir mais informações com o pessoal da Surf Sem Fim, segue o site deles.
http://www.surfinsemfim.com.br/

[…] que a recuperação muscular depende da boa alimentação e dos próprios exercícios físicos. Mas muita gente esquece que o músculo se recupera — e cresce de verdade — durante o sono. […]

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