5 aplicativos para meditar

Aliar mente e corpo nem sempre é fácil. Se nossos pensamentos ditam a forma como nos sentimos e, portanto, como agimos, começar o exercício por ele é uma boa estratégia. Tão boa que, inclusive, é adotada por atletas das mais diversas áreas.

O entendimento profundo sobre o que pensamos é a chave para vivermos de forma mais plena e atenta. E, ao contrário do que pode parecer, a meditação pouco se relaciona com uma religião ou fé específica, tratando-se mais de um estilo de vida que pode pertencer a qualquer um.

Para ajudar você nessa jornada de autoconhecimento e fortalecimento interior, separamos 5 aplicativos para meditar que são ótimos guias. Vale ressaltar que todos são gratuitos, com compras pelo aplicativo. Vem com a gente!

Lojong

Ao oferecer meditações guiadas, Lojong é um ótimo aplicativo para meditar, voltado para os primeiros passos. Ele ainda conta com vídeos animados, timer e conteúdo para quem quiser se aprofundar no assunto.

Disponível para Android e iOs, ele é em português e permite que se ouça mesmo quando off-line. Também possui o modo “não perturbe”, que silencia todas as atividades do celular durante a prática.

Medite.se

Similar ao Lojong, o Medite.se conta com sete sessões introdutórias à meditação. Quando essas se encerram, é possível escolher dentre as avançadas e outros alinhamentos.

Ele também dá boas estatísticas, com o total de dias meditados, número de sessões, tempo total e duração média das sessões. Está disponível para Android e iOs, ainda que não seja atualizado com tanta frequência.

Vivo Meditação

Criado pela operadora Vivo, ele dá um passo a passo para quem não sabe por onde começar. Seu diferencial está no fato de que algumas lições são dedicadas à postura e tipos de respiração, com meditações guiadas ao longo desse processo.

Ao oferecer diferentes modos, permite que se escolha o tipo de prática baseado na experiência, nos momentos e objetivos. Está disponível para Android e iOs.

5′ Minutos – Eu Medito

Classificado como um guia para facilitar a meditação e o desenvolvimento do bem-estar diário, o ele oferece 5 minutos por prática, ensinando o passo a passo e disponibilizando uma contagem de todo o tempo que a prática foi feita pelo aplicativo.

Faz parte de uma campanha da ONG Mãos Sem Fronteiras, e está disponível para Android e iOs. Vale ressaltar que ele conta com outros tipos de meditação, essas um pouco mais longas.

Extra: Headspace

Um dos mais conhecidos, porém sem versão em português, o Headspace oferece meditações e exercícios de atenção plena diários com os mais diversos objetivos. Desde alívio do estresse à calma que finalmente nos faz dormir, ainda garante meditações para crianças. Está disponível para download para Android e iOs.

Independentemente do aplicativo escolhido, a prática têm um diferencial quando ocorre em lugares calmos de iluminação suave, enquanto se opta por roupas confortáveis. Coloque um fone de ouvido para perceber as nuances e se aprofundar ainda mais na prática.

E, caso queira praticar em grupo, basta procurar por ações coletivas em pontos estratégicos da cidade – no Rio de Janeiro, por exemplo, elas ocorrem na Lagoa Rodrigo de Freitas e Praia Vermelha, dentre outros lugares.

Este post foi útil para você? Deixe um comentário!

Tags:
Deixe um comentário

Share This